Novela

Em alta com 'A Escrava Isaura', Record fará reprise de 'Escrava Mãe'

Reprise está confirmada para ir ao ar a partir do próximo dia 18 de agosto

Novela Escrava Mãe volta ao arNovela Escrava Mãe volta ao ar - Foto: Antônio Chahestian/ Divulgação RecordTv

Inspirada em "A Escrava Isaura", romance de Bernardo Guimarães (1825-1884), "Escrava Mãe" será reprisada nas tardes da Record a partir de 18 de agosto. A informação foi confirmada pela emissora nesta sexta-feira (31).

Originalmente, a novela de Gustavo Reiz foi exibida entre 2016 e 2017. Na época, a emissora adiou por quatro vezes o início da exibição na faixa das 19h, horário até então ocupado pelo programa policial Cidade Alerta. Um dos motivos foi o sucesso de "Totalmente Demais", exibida no mesmo horário na Globo.

Para evitar confronto direto com a trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, que atualmente está em reprise, a Record esperou o término do folhetim da emissora carioca para estrear "Escrava Mãe". A trama teve seu primeiro capítulo exibido no mesmo dia e hora em que a Globo colocou no ar a "Haja Coração".

Coincidência ou não, a Globo confirmou nesta semana que "Haja Coração" (2016), de Daniel Ortiz, será reprisada na faixa das 19h a partir de outubro. Dessa vez, porém, não haverá um embate entre às duas tramas. "Escrava Mãe" ocupará o horário de "A Escrava Isaura", que tem rendido bons índices de audiência à Record, em São Paulo e no Rio de Janeiro, das 15h16 às 16h02.

De acordo com a emissora, a novela de Tiago Santiago, nesta quinta (30), teve média de 9 pontos, com pico de 10 na Grande São Paulo (cada ponto do Kantar Ibope na região equivale a 74.987 casas). Já no Rio, o folhetim teve seu recorde de audiência com média de 10 pontos, com pico de 11 (cada ponto corresponde a 47.454 domicílios). O último capítulo de "A Escrava Isaura" vai ao ar em 18 de agosto. 

MÃE DE ISAURA

Tia Joaquina (Zezé Motta) conversa com Juliana (Gabriela Moreyra) em tom professoral e avisa: "Vida de negro é difícil, mas toda história tem dois lados. Mesmo nas histórias tristes há beleza, um pedacinho de amor, esperança".

Daquele papo em uma fazenda o telespectador é levado para uma tribo de Angola, em 1789. Lá, verá o casamento de Luena (Nayara Justino) e Kamau (Marcelo Batista) ser interrompido por um traficante de escravos que prende todos. No navio negreiro rumo ao Brasil, o algoz Osório (Jayme Periard) estupra Luena, e ela fica grávida.

Corta para 1808, no Brasil. A criança nascida é Juliana, que agora ouve sua história. É assim que começa "Escrava Mãe", protagonizada por Gabriela e pelo ator português Pedro Carvalho. Ele vive Miguel, jovem estrangeiro que se apaixona pela escrava.

A novela mostrará os horrores da escravidão, com cenas de violência, mas o foco não será este, segundo o autor. A trama também terá comédia pastelão, com torta na cara, como as que devem dominar a novela global, em um núcleo que conta com Jussara Freire e Cassio Scapin.

Veja também

Anitta vai se apresentar no talk show de James Corden nos Estados Unidos
música

Anitta vai se apresentar no talk show de James Corden nos Estados Unidos

Nomeado para coordenação de apoio a quilombos é crítico a Zumbi dos Palmares
brasil

Nomeado para coordenação de apoio a quilombos é crítico a Zumbi dos Palmares