Cinema

Nova aposta da Disney, 'Encanto' estreia trazendo uma princesa latina

Animação chega aos cinemas, nesta quinta (25), exaltando a magia em volta de uma família colombiana

Família MadrigalFamília Madrigal - Foto: Divulgação/Disney

Maribel até poderia ser mais uma princesa comum da Disney, se ela não fosse uma garota colombiana, com profundas questões familiares a serem resolvidas. O pacote completo da animação “Encanto”, que chega hoje aos cinemas brasileiros, envolve toda a família Madrigal, residente em um lugar mágico e de cores vibrantes situado nas montanhas da América Latina.

 

Leia também

• Scarlett Johansson: acordo com a Disney e fim do processo por 'Viúva Negra'

• Disney adia lançamentos de filmes da Marvel e do novo Indiana Jones

• Saudades da Disney ou de NY? Procura por passagens para EUA dispara



Segundo o diretor Byron Howard (“Zootopia” e “Enrolados”), o filme trata de relacionamentos convincentes, mas complicados dentro das famílias. Já para o diretor e roteirista Jared Bush (co-roteirista de “Zootopia” e roteirista de “Moana”), essa é a história de pessoas que estão à nossa volta e que não nos entendem. Isso porque Maribel é a única integrante dos Madrigal a não adquirir um dom mágico, concebido em uma cerimônia, no objetivo de seguir a tradição de poderes especiais, que vão de uma superforça ao dom de curar, úteis para proteger a comunidade. A distância pela diferença fica visível na relação conturbada com a avó, a Abuela, que está sempre em busca da perfeição.


Divertido e colorido
As cores vibrantes, entre figurino, vilarejo e ambientes da casa onde todos moram, transmitem a efervescência latina e ambientam o contexto de aventura. As músicas assinadas por Lin-Manuel Miranda, autor premiado das canções de “Moana” e “Hamilton”, são a cereja do bolo nos momentos mais importantes do enredo.  

Todas essas ferramentas técnicas abrem espaço para a quebra de paradigmas entre o que é, de fato, uma pessoa bem-sucedida. Conceito que vai tomando novas interpretações ao longo de “Encanto”,  no momento em que a casa dos Madrigal entra em perigo, destacando noções de coragem, empatia e senso de justiça entre os personagens envolvidos.

Veja também

Wanderléa é uma das atrações do Palco Virtual do Itaú CulturalMúsica

Wanderléa é uma das atrações do Palco Virtual do Itaú Cultural

Desfralde: Pediatra pernambucana lança livro infantil nesta quinta (2)Flitin

Desfralde: Pediatra pernambucana lança livro infantil nesta quinta (2)