Cultura+

Encontro de Cavalo Marinho celebra a cultura popular e exibe pré-lançamento de filme

O Encontro de Cavalo Marinho será realizado na Casa da Rabeca, nesta terça-feira(25), e terá também o pré-lançamento do documentário “Salustianos”

Encontro de Cavalo MarinhoEncontro de Cavalo Marinho - Foto: Ana Lira/Divulgação

Evento que já virou tradição, o Encontro de Cavalo Marinho é um dos mais genuínos espetáculos da cultura popular do Nordeste que reúne diversos grupos do folguedo. O evento será realizado na Casa da Rabeca, a partir das 19h, nesta terça-feira (25), e é gratuito. Nesta 24ª edição, haverá o pré-lançamento do documentário “Salustianos”, sobre a vida dos filhos-artistas do Mestre Salu, que se dedicam a manter vivo o legado do pai, falecido em 2008. O evento conta com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

As apresentações começam logo após a exibição do filme, e os confirmados são os grupos de Cavalos Marinho Boi Pintado de Aliança, Estrela de Ouro de Condado, Boi Brasileiro, também de Condado. Ainda, o Boi Matuto de Olinda, e o Boi da Luz, igualmente de Olinda.

Variação do bumba-meu-boi, o cavalo-marinho é típico da região da Zona da Mata nordestina. Bastante ligado à religiosidade, o movimento atinge seu ápice no período natalino. Com isso, o Encontro marca o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca, e é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, uma das personalidades representantes da cultura popular do Estado. Desde 2008, após o falecimento do rabequeiro, o evento vem sendo realizado por seus filhos e netos, num movimento para dar continuidade as raízes.

Leia também:
Livro com obra de Derlon traz olhar profundo sobre a cultura popular
Família honra legado de Mestre Salu na Fenearte 2018


"O nosso maior objetivo é manter essa tradição passada pelo meu pai, dar continuidade a esse trabalho, como forma de consolidar a trajetória dos filhos ligada a toda essa cultura que foi passada de geração para geração, começando como o meu avó, José Salustiano", comenta Pedro Salustiano, organizador do evento e um dos filhos de Mestre Salustiano.

   O filme

Realizando um sonho de Mestre Salu, a Casa da Rabeca vai receber um telão para o pré-lançamento do filme assinado pelo diretor pernambucano Thiago Leitão. "Me aproximar dessa família e do fazer a cultura popular é um motivo de orgulho extremo para mim, ainda mais este ano que faz 10 anos do falecimento do Mestre Salustiano, e nada mais justo do que fazer uma homenagem a ele e à familia", conta o diretor.

O documentário mostra as três gerações de uma família de artistas populares, e o dia-a-dia dos onze filhos de Mestre Salustiano, uma década após sua morte, batalhando para manter a tradição deixada pelo pai. "O filme não é uma biografia e nem é específico sobre cultura popular. É contado sobre a família, o legado cultural do Mestre Salu para com os filhos e como eles perpetuam esse nome e as artes dentro da família", comenta Thiago Leitão.

Serviço:
24º Encontro de Cavalo Marinho
Terça-feira (25), às 19h
Casa da Rabeca (rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Entrada gratuita
Informações: 3371-8197

Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter