Premiação

Escritora Arleandra Ricardo recebe pela segunda vez o Troféu Literatura Clarice Lispector

A premiação foi criada em 2016

Arleandra de Lima RicardoArleandra de Lima Ricardo - Foto: Reprodução/Divulgação

Pela segunda vez a escritora Arleandra de Lima Ricardo recebe o Troféu Literatura Claricce Lispector.

Ela, que também é professora universitária e historiadora leva o prêmio na categoria de melhor Coletânea como coautora em “Pernambuco na Mira do Golpe "As cassações dos direitos trabalhistas em Pernambuco em 1964: estudo de caso de pessoas comuns atingidas pelo 1o Ato Institucional na região de Jaboatão dos Guararapes”.

A obra, que foi ublicada em publicada pela Editora Fi em 2021, tem coordenação de Marcília Gama e Thiago Nunes aborda impacto causado pela Ditadura Militar em Pernambuco. A premiação será entregue em evento no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Em 2018, Arleandra recebeu sua primeira premiação, desta vez pelo melhor livro de pesquisa “O cotidiano repressor dos agentes da DOPS de Pernambuco (1931-1956)”.

A historiadora já aprticipou de mesas redondas na Pontifícia Universidade de São Paulo PUC/SP, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e de workshop em Harvard. Além disso, desde 2007 faz parte Centro de Estudos Históricos da América Latina (CEHAL).

Sobre o prêmio

A jornalista e escritora Jô Ramos é a responsável por criar, em 2016, o Troféu Literatura Clarice Lispector. O intuito da premiação é promover e valorizar o autor nacional. O prêmio é dividido por categorias, onde as obras são julgadas por especialistas.

Jô Ramos também busca visilibilidade internacional para que tais autores possam publicar em diversos países como Portugal, França e EUA.

Veja também

Ator Rafael Cardoso é investigado por agressão no Rio
INVESTIGAÇÃO

Ator Rafael Cardoso é investigado por agressão no Rio

Conferência Nacional de Cultura deve reunir 3 mil pessoas em Brasília
Cultura

Conferência Nacional de Cultura deve reunir 3 mil pessoas em Brasília