Escritora Bartyra Soares lança livros de conto e de poesia

Autora pernambucana é integrante da Academia Pernambucana de Letras (APL) e filha do também escritor Pelópidas Soares. Lançamentos estão à venda nas livrarias Jaqueira e Leitura (Shopping Tacaruna)

Escritora Bartyra SoaresEscritora Bartyra Soares - Foto: Felipe Ribeiro/Arquivo Folha

A escritora pernambucana Bartyra Soares lançou dois livros neste ano: "Labirinto das Águas" (poesia) e "Três Curvas & Outras Reviravoltas" (contos), ambos pela editora Novo Horizonte. Integrante da Academia Pernambucana de Letras (APL), Bartyra mantém sua produção pulsante em livros que mesmo partindo de gêneros distintos conseguem estabelecer pontos de contato.

"A poesia tem muito a ver com o meu universo confessional, intimista e telúrico. Já o conto me leva a participar dos acontecimentos do que temos vivido de uma forma mais abrangente, embora ambos os gêneros me conduzam para uma maior integração com os aspectos socioculturais da atualidade", diz a autora.

Segundo Bartyra, "Labirinto das Águas" nasce de uma "enorme necessidade de inovar, sempre". "Queria trazer para a contemporaneidade um tema milenar e apresentá-lo de maneira diferente, moderna", explica a escritora.

Leia também:
APL celebra 117 anos com premiação literária
Roberto Motta palestra na APL
Sílvio Neves Baptista toma posse na Academia Pernambucana de Letras


A publicação é composta por poemas que notam na mitologia e nos grandes temas da humanidade formas de refletir sobre a existência. "A mitologia grega constituiu na sua totalidade a temática de 'Labirinto das Águas'. Isso se relaciona com o impulso que carrego de sempre querer inovar. É como se eu estivesse desafiando constantemente a minha capacidade criativa, daí viver mergulhada na busca de nunca me repetir, seja qual for o tema abordado", ressalta.

Já os contos de "Três Curvas & Outras Reviravoltas" parecem surgir de eventos do cotidiano, situações que se abrem para sentimentos mais profundos. "Através da minha escrita quero expor os meus sentimentos. É a constatação da verdade drummondiana: 'Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo'", explica.

"Alguns contos me afligiram ao escrevê-los pelo caráter de violência impregnado no discorrer das narrativas, terreno onde nunca tinha pisado, mas é o que temos visto e vivido, principalmente nas grandes cidades brasileiras e o Recife não foge à regra", aponta.

   Trajetória

Bartyra é filha do escritor Pelópidas Soares. A influência da escrita era rotina na casa da família. "Meu pai foi o meu grande mestre, incentivador e orientador. Graças a ele, nasceu a minha paixão pela literatura", diz a autora.

"Era uma tarde de chuva, meu pai havia chegado do trabalho e, quase a título de brincadeira, enquanto aguardávamos o jantar, decidiu explicar a mim e aos meus irmãos o que era poesia. A 'aulinha' fluía numa linguagem simples, exemplificada, lúdica, evidentemente própria para nós, que éramos crianças. Quando concluiu, fiz o meu primeiro poema que, de pronto, conquistou o entusiasmo de minha mãe, anotando-o, enquanto lá fora a chuva dava ritmo e compasso a versos tão ingênuos. Tinha apenas seis anos", lembra.

A escritora precisou superar situações delicadas em sua trajetória autoral por ser cega e investe em sua produção autoral. "Sou portadora de retinose pigmentar. Nasci com visão parcial, vindo a perder a sequência dos limitantes horizontes na fase adulta", diz Bartyra.

"Na verdade, a deficiência visual nunca constituiu qualquer barreira. Os caminhos que são oferecidos a pessoas com deficiência visual são vários, com destaque para o braille e o dosvox - este último, sistema operacional dotado de uma voz sintetizada, que abriu as portas da informática para os portadores de baixa visão ou privados dela na sua totalidade. Também nunca tive nenhuma dificuldade para inserir o meu nome nas letras pernambucanas", argumenta.

Serviço:
Livros "Labirinto das Águas" (poesia) e "Três Curvas & Outras Reviravoltas" (contos)
À venda: nas livrarias Jaqueira (R. Antenor Navarro, 138, Jaqueira. Informações: 3265-9455) e Leitura (Shopping Tacaruna - av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro. Informações: 3412-6000)
Preço: R$ 30 (cada livro)

Veja também

Semana do BBB 21 terá três eliminações; entenda a dinâmica
BBB 21

Semana do BBB 21 terá três eliminações; entenda a dinâmica

Poemusica - Festival de Bolso de Musica Brasileira homenageia Cecilia Meireles
Música

Poemusica - Festival de Bolso de Musica Brasileira homenageia Cecilia Meireles