A-A+

Escritora norte-irlandesa Anna Burns vence prêmio Man Booker

Anna Burns foi elogiada pela maneira como contou sobre três décadas de violência em província britânica

Anna Burns, escritora Anna Burns, escritora  - Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

A escritora Anna Burns venceu, na terça-feira (16), o Man Booker Prize por seu romance "Milkman", convertendo-se no primeiro autor proveniente da Irlanda do Norte, e a primeira mulher desde 2013, a ganhar o mais prestigiado prêmio literário britânico. Os juízes elogiaram a sua forma de narrar três décadas de violência sectária na conflituosa província britânica através da voz de uma jovem.

"Nenhum de nós havia lido nada assim antes", afirmou o presidente do júri, o anglo-ganês Kwame Anthony Appiah, ao anunciar o vencedor. "A voz totalmente distinta de Anna Burns coloca à prova o pensamento e a forma convencional com uma prosa surpreendente e imersiva", acrescentou. A escritora, de 56 anos, é a primeira mulher que vence o famoso prêmio desde que Eleanor Catton se tornou a mais jovem a levar o Man Booker, com 28 anos, em 2013.

Leia também:
Alunos da rede pública receberão exemplares de literatura em 2019
Filig começa nesta quinta em Garanhuns. Confira programação
Gaga recebe prêmio da revista Elle e discursa sobre abuso


Embora seja ambientada em uma cidade cujo nome não é citado, "Milkman" recorre a suas experiências enquanto crescia na Irlanda do Norte durante os anos do violento conflito entre republicanos e unionistas, católicos e protestantes. O romance relata a luta de uma jovem que enfrenta os rumores, a pressão social e a política em um contexto de divisões sectárias.

   Vencedor

Criado em 1969, o prêmio Man Booker só era aberto a romancistas de países da Commonwealth até que, em 2014, permitiu o acesso a autores de outras nacionalidades, que escrevem em inglês e publicam no Reino Unido e na Irlanda. O vencedor recebe 52.500 libras (US$ 69.400), mas a maior recompensa é o pico nas vendas que segue, invariavelmente, o seu anúncio.

Veja também

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália
Leilão

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália