Espetáculo infanto-juvenil traz filosofia com ares lúdicos

Peça "O jovem príncipe e a verdade", que abre temporada na Caixa Cultural Recife, fala sobre o amadurecimento

Montagem adaptou texto original em francês para o formato musicalMontagem adaptou texto original em francês para o formato musical - Foto: Isabelli Neri/Divulgação

Uma boa obra teatral infanto-juvenil é aquela que não subestima a capacidade de entendimento da criança, criando um ambiente propício à reflexão. O espetáculo "O jovem príncipe e a verdade", que aporta no Recife, segue essa cartilha, tratando questões filosóficas de forma lúdica e bem humorada. Com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a peça cumpre temporada na Caixa Cultural, desta sexta-feira (19) a 28 de janeiro; sextas, às 19h; sábados, às 16h e 19h; domingos, às 10h30.

Leia também:
Espetáculo de dança homenageia pernambucano André Madureira
Encontros musicais marcam o 24º Janeiro de Grandes Espetáculos
RioMar oferece minicurso de teatro para crianças


A trama mostra um jovem príncipe que, para conseguir se casar com uma camponesa, sai pelo mundo em busca da verdade. Acompanhado por um contador de histórias, ele vive grandes aventuras por onde passa. A dramaturgia é assinada pelo escritor francês Jean-Claude Carrière, conhecido por ter colaborado com Luis Buñuel em diversos filmes, como "A bela da tarde" (1967) e "Discreto charme da burguesia" (1972).



A ideia de montar o espetáculo no Brasil partiu de uma das atrizes do elenco, Amanda Banffy, que também assina a tradução da peça e a direção de produção.
"O texto original, em francês, acabou caindo em minhas mãos em 2011. Na primeira leitura eu já me apaixonei. É um texto inteligente, cheio de humor, que reúne diversos contos da cultura oral de todo o mundo", diz Amanda.

Com direção de Regina Galdino, a montagem estreou em 2014, em São Paulo. A encenadora resolveu adaptar a obra ao formato de musical, com trilha sonora original, executada ao vivo, criada por Fernanda Maia. No palco, uma gangorra vermelha pode virar qualquer coisa, de uma mesa a uma montanha, dependendo do que a cena exige.

Baseadas em contos da tradição oriental, as histórias trazem a questão filosófica da busca pela verdade como fio condutor. A viagem do protagonista funciona como uma metáfora do processo de amadurecimento de um jovem. "A proposta não é passar nenhuma lição de moral, mas fazer o público sair do teatro com alguma reflexão na cabeça. Já passamos por 15 cidades e, em todos os locais, tanto as crianças como os adultos se envolvem bastante", conta.

Serviço:

Espetáculo "O jovem príncipe e a verdade"
Sexta (19), às 19h; Sábado (20), às 16h e 19h; Domingo (21), às 10h30
Caixa Cultural (avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Informações: (81) 3425-1915

Veja também

Valentina Sampaio é primeira modelo transgênero a posar para a Sports Illustrated
moda

Valentina Sampaio é primeira modelo transgênero a posar para a Sports Illustrated

Poema dedicado à Folha de PE abre publicação desta semana de Wilson Araújo
Cultura

Poema dedicado à Folha de PE abre publicação desta semana de Wilson Araújo