Espetáculo lítero-musical 'Cartas brasileiras' entra em temporada no Teatro Arraial

Sérgio Gusmmão criou montagem, que leva ao palco artistas como João Carlos Araújo e Cláudia Beija

Montagem fica em cartaz até dia 24, às sextas-feiras e sábadosMontagem fica em cartaz até dia 24, às sextas-feiras e sábados - Foto: Divulgação

Antes do email, do celular ou dos aplicativos de mensagem existirem, era através das cartas que as pessoas compartilhavam vivências, declaravam paixões, confidenciavam segredos ou teciam intrigas. Foi pensando na importância desse objeto enquanto registro da memória que o ator e produtor Sérgio Gusmmão criou o show lítero-musical "Cartas brasileiras", em 2014, no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife.

Ele retoma o projeto em nova temporada, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Boa Vista, com sessões nesta sexta-feira (16) e sábado (17) e nos dias 23 e 24 de fevereiro, sempre às 19h.

"Há um sentimento de saudosismo. Tenho 60 anos. Sou do tempo em que a gente esperava ansiosamente o carteiro passar nas nossas casas. O recebimento de uma carta era um tipo de alegria que hoje não existe mais. Por isso, ao longo dos anos, sempre as guardei com muito carinho", conta o criador do espetáculo.

Para além de seu aspecto afetivo, a proposta é levar o público a entender melhor a realidade brasileira por meio da leitura de cartas históricas.

Leia também:
Cultura do machismo está em todos gêneros musicais
Cantor Cícero se mostra mais expansivo em novo disco
Jesuton lança primeiro álbum autoral e diz que conheceu MPB em favela carioca


Durante o show, são apresentadas 11 epístolas assinadas por diferentes autores, de Pero Vaz de Caminha a Clarice Lispector, passando por Gilberto Freyre, Getúlio Vargas e outros. Cada carta lida é associada a uma música relacionada ao período histórico em que foi ela foi escrita. No repertório, estão músicas como "Fado tropical", de Chico Buarque, "Maria Bethânia", de Capiba, e "Ai, que saudades da Amélia", de Mário Lago e Ataulfo Alves.

No palco, o ator é acompanhado por um grupo de músicos. João Carlos Araújo (violoncelo), Cláudia Beija (voz), Sérgio Lima (piano) e Jerimum de Olinda (percussão) integram a equipe. "É um show que permite muito bem a participação do público, que canta junto esses grandes sucessos da música brasileira", aponta.

Serviço:


Show "Cartas brasileiras"
Nesta sexta-feira (16), sábado (17), e nos dias 23 e 24 de fevereiro, às 19h
Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Informações: (81) 3184-3057

Veja também

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem
Assédio

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online
Cinema

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online