Espetáculos natalinos ocupam o Recife neste final de semana

Na capital pernambucana, neste sábado (22) e domingo (23), as opções de espetáculos natalinos incluem o 'Baile do Menino Deus' e cantata da Orquestra Criança Cidadã

José Barbosa e Isadora Melo, do elenco do 'Baile do Menino Deus'José Barbosa e Isadora Melo, do elenco do 'Baile do Menino Deus' - Foto: Divulgação

O espírito natalino, que costuma tomar conta das pessoas nesta época do ano, também sobe aos palcos. Às vésperas do Natal, a cidade do Recife recebe uma série de espetáculos relacionados ao período festivo, neste final de semana. A programação é variada e os locais das apresentações vão desde espaços públicos até salas de teatro fechadas.

A Orquestra Criança Cidadã encena o musical infantil "Cantando o Natal", neste sábado (22), às 17h, na Caixa Cultural, no Bairro do Recife (av. Alfredo Lisboa, 505). Com um coral formado por mais de 50 alunos do projeto social, a cantata é gratuita e conta com distribuição de ingressos uma hora antes do evento.

O roteiro é ambientado no almoxarifado de uma igreja, onde gatos e ratos contam a história do nascimento de Jesus e ensinam sobre respeito mútuo e amor fraterno. A montagem é a adaptação de uma obra norte-americana de autoria de Linda Rebuck, David e Bonnie Huntsinger e Tom Fettke, com tradução de Wagner de Santa Rosa.

Leia também:
'Baile do Menino Deus' chega ao Marco Zero pelo 15º ano
Então é Natal (e Ano Novo também); confira roteiro de festas
Roda de conversa e exposição celebram espetáculo 'Baile do Menino Deus'


Já no domingo (23), o Teatro de Santa Isabel abre espaço para a peça "Natal Show - O musical", em dois horários: 16h30 e 18h30. Realizado pela produtora Rezove Produções Artísticas, o espetáculo traz uma história voltada para o público infantojuvenil. Na trama, os habitantes do Reino do Faz de Conta unem seus poderes mágicos para tentar salvar o Natal. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

O Parque Santana, na Zona Norte do Recife, volta a receber o espetáculo a céu aberto "Natal para Sempre", no domingo (23), a partir das 19h. Concebida pela bailarina Andréa Carvalho, a encenação traz a história de uma menina que descobre um livro mágico. Ao folheá-lo, ela dá vida a personagens dos contos infantis, como Pinóquio e Peter Pan. Esta edição conta com a participação especial do ator Igor Jansen, que integra o elenco da novela "As aventuras de Poliana", do SBT. Com entrada gratuita, o musical terá uma segunda sessão na terça-feira, no mesmo horário. A realização é da TV Jornal, em parceria com a Prefeitura do Recife.

Renovando a tradição, o "Baile do Menino Deus" ocupa a praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, deste domingo (23) até terça-feira (25), sempre a partir das 20h. Escrita e dirigida por Ronaldo Coreia de Brito, a obra - que é apresentada no local há 15 anos - narra o nascimento de Jesus a partir de figuras da cultura popular nordestina.

Além de cenários, músicas e coreografias inéditas, neste ano a produção conta com novos intérpretes, como os músicos Adiel Luna e Beto Ortiz. O acesso é gratuito. Uma área será reservada em frente ao palco para receber pessoas com deficiência, e profissionais farão a tradução do espetáculo em Libras e audiodescrição. O acesso a esta parte é limitado e é preciso enviar um e-mail para [email protected], informando nome, número da identidade e telefone de contato.

Em paralelo, uma exposição em comemoração aos 15 anos da apresentação segue em cartaz no térreo do prédio da Associação Comercial de Pernambuco. As visitas ocorrem, no sábado (22), das 10h às 19h, e no domingo (23), das 14h às 23h.

Veja também

Jojo Todynho estreia talk show e diz ser maravilhoso quando 'te dão voz'
Televisão

Jojo Todynho estreia talk show e diz ser maravilhoso quando 'te dão voz'

Reinvenção: Paulo Neto lança música e clipe feito pelo celular
Música

Reinvenção: Paulo Neto lança música e clipe feito pelo celular