A-A+

Está aberto oficialmente o Carnaval do Recife!

Mais de 100 músicos da Orquestro do Maestro Ademir Araújo iniciaram a festa no Recife. Milhares de pessoas lotaram o Marco Zero

Abertura do Carnaval do RecifeAbertura do Carnaval do Recife - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Agora, é oficial! Após diversos finais de semana de prévias, o Carnaval do Recife começou na noite desta sexta-feira (21). Milhares de pernambucanos e turistas estão reunidos na praça do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, para dar start a uma das principais folias de rua do País. A primeira parte do espetáculo contou com a apresentação de cerca de 300 crianças e adolescentes que fazem parte de grupos e escolas de danças populares.

Ao som de mais de 100 músicos da Orquestra do Maestro Ademir Araújo, eles seguiram da Avenida Rio Branco até o palco do Marco Zero, onde foram saudados pelos presentes. Ao final do cortejo, o centenário e tradicional Bloco das Flores foi homenageado pela secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

Já por volta das 19h30, foi a vez do multiartista Antônio Nóbrega comandar o primeiro show da noite. Para a apresentação, o brincante preparou um repertório exclusivo para a abertura do Carnaval do Recife, na companhia de bailarinos e artistas circenses.

Pela segunda vez consecutiva aproveitando o Carnaval de Pernambuco, o catarinense Diego Lourenço falou sobre a festividade. "Eu vim pela primeira vez no ano passado, tanto para cá, como para Olinda. Fiquei maravilhado com os blocos e a forma que é o Carnaval daqui, e já tinha colocado na minha cabeça que esse ano viria novamente. É uma energia muito boa, ano que vem. Se eu puder, virei mais uma vez", declarou o contador de 33 anos.

Na festa no principal ponto turístico do Recife, ainda estão previstas as apresentações do Maestro Edson Rodrigues e Convidados, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) e convidados, além da atração mais aguardada da noite, a cantora Priscila Sena, com o show marcado para as 23h. Os foliões aguardam ansiosos pela entrada da bregueira pernambucana.

Fã da cantora, a estudante de publicidade Flávia Maria chegou cedo para ficar o mais perto possível do palco. "Tento acompanhar ela sempre que posso. Acompanho o trabalho dela há anos e para mim não tem outra igual aqui no Estado. É a rainha de Pernambuco", comentou aos risos a moradora do bairro de Jardim Brasil, Olinda.

Durante a presença da reportagem na abertura dos festejos de Momo, na capital pernambucana, foi possível notar um grande efetivo de profissionais atuando na segurança. Neste ano, o Carnaval do Recife Antigo conta com 5.223 profissionais garantindo o lazer dos foliões. São 4.100 policiais militares, 571 policiais civis, além de 552 bombeiros.

Confira a programação dos próximos dias do Polo Marco Zero:

Sábado (22/02)
Dita Curva - 20h
Nena Queiroga e Convidadas - 22h
Michelle Melo - 22h
Aurinha do Coco - 22h
Bia Marinho - 22h
Coral Edgard Moraes - 22h
Gabi do Carmo - 22h
Gabi da Pele Preta - 22h
Orquestra 100% Mulher - 22h
Elza Soares - 23h
Gaby Amarantos - 1h

Domingo (23/02)
Karynna Spinelli - 20h
Orquestra Recife de Bambas Com - 21h20
Belo Xis - 21h20
Gerlane Lops - 21h20
Luísa Pérola - 21h20
Nego Thor - 21h20
Mariene de Castro - 23h
Revelação e Clareou - 00h30

Segunda-feira (24/02)
Almir Rouche - 20h
Skank - 21h30
Cordel do Fogo Encantado - 23h20
Pitty - 1h

Terça-feira (25/02)
Lenine - 21h
Alceu Valença - 22h
Elba Ramalho - 0h
Maestro Spok e Convidados - 1h
Beto Hortis - 1h
André Rio - 3h
Projeto Orquestrão - 2h

Veja também

DJ brasileiro se apresenta em festival internacional neste sábado (16)
Festival

DJ brasileiro se apresenta em festival internacional neste sábado (16)

Paulo Bruscky completa 50 anos de exposição censurada e dispara: 'Nunca tive medo'
Arte

Paulo Bruscky completa 50 anos de exposição censurada e dispara: 'Nunca tive medo'