Evento mundial de cosplay no Japão vai fugir do calor em 2027
Após a edição deste ano bater recordes de temperatura, os organizadores transferiram o evento para o mês de novembro
Caracterizar-se para o evento de cosplay World Cosplay Summit (WCS, na sigla em inglês) pode ser uma experiência exaustiva no calor do verão japonês, por isso, após a edição deste ano, que bateu recordes de temperatura, os organizadores transferiram a de 2027 para o mês de novembro.
Este espetáculo anual, que geralmente é realizado na cidade de Nagoya, reúne milhares de pessoas de todo o mundo que se caracterizam como seus personagens favoritos de anime, mangá e games com trajes elaborados, penteados extravagantes e maquiagem excêntrica.
Os organizadores anunciaram após o encerramento da vigésima terceira edição, que terminou no domingo e contou com 247.200 participantes em três dias, que o próximo evento em 2026 também será realizado em agosto, mas que em 2027 será realizado em novembro.
Leia também
• Mundo tem o terceiro mês de julho mais quente já registrado
• De Godzilla a Astro Boy: como a bomba atômica transformou a cultura japonesa
• Japão bate 17 recordes de temperatura em apenas um dia
"Esta mudança foi decidida em resposta ao calor extremo e outras condições meteorológicas", explicou o comitê organizador do evento em um comunicado divulgado na terça-feira.
A medida também tem como objetivo atrair mais participantes internacionais, bem como levar em consideração as tendências do turismo internacional.
O Japão registrou esta semana uma nova temperatura recorde de 41,8 °C. A cidade turística de Kyoto atingiu no final de julho os 40 °C pela primeira vez desde que se têm registros.
O verão do ano passado foi o mais quente já registrado, empatado com o de 2023, e foi seguido pelo outono mais quente desde que as medições começaram, há 126 anos.

