ARTES VISUAIS

Exposição "Barroco Sertanejo" traz a dualidade das origens de Stênio Burgos

Artista cearense chega ao Recife com a mostra restrospectiva na Caixa Cultural

"A Lição", de Stênio Burgos"A Lição", de Stênio Burgos - Foto: Divulgação

Sob curadoria de Denise Mattar, a Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife, inaugura nesta terça-feira (5) a exposição "Barroco Sertanejo", do artista cearense Stênio Burgos, que começou a série de exibições pela rede de institutos na cidade de São Paulo. A mostra tem o patrocínio do Instituto Myra Eliane. 

Segundo a curadora, o nome que batiza a exposição do cearense tem a ver com a dualidade de Burgos, criado entre a baianidade da mãe e a severidade do sertão cearense de seu pai. De acordo com Mattar, “seu trabalho reúne o risco duro e a exuberância cromática, a economia do traço e a profusão da tinta, a contenção e o excesso”.

A maioria das obras exibidas em "Barroco Sertanejo" foi produzida entre 2020 e 2021, e carrega um caráter retrospectivo, já que agrupa as principais pesquisas do artista. Portanto, há paisagens de 2003 a 2021 desenvolvidas com pintura-desenho delineada em traços rápidos e vigorosos. 
 



São riscos saídos do tubo de tinta, que se projetam sobre o fundo criando uma espécie de baixo-relevo de sua produção, é a pesquisa sobre a linguagem da cor, que resulta em intrigantes escalas cromáticas, quase instalações-relevo, dando à paisagem dinamismo e leveza. Há ainda conjuntos de pequenas pinturas, grandes painéis de tecido, formando graduações colorísticas precisas, ou acasos que se transformam em constelações. O acervo de "Barroco Sertanejo" também traz a influêncua da Holanda, país onde morou de 2004 a 2019.

Serviço

Mostra "Barroco Sertanejo"
Na Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Abertura nesta terça-feira (5), às 19h, com visitação de 6 de julho a 11 de setembro de 2022, de terça a domingo, das 10 às 18h
Informações: (81) 3425-1915

Veja também

Zeca Pagodinho, devoto de São Jorge, escolheu a data para lançar o clipe de 'Ogum'; veja o vídeo
música

Zeca Pagodinho, devoto de São Jorge, escolheu a data para lançar o clipe de 'Ogum'; veja o vídeo

Quinteto Violado lança novo single com participação do grupo As Januárias; faça o pre-save
Música

Quinteto Violado lança novo single com participação do grupo As Januárias; faça o pre-save

Newsletter