Espaço Cultural

Tereza Costa Rêgo ganha homenagem em abertura de nova galeria no Recife

Christal Galeria ocupará um casarão no bairro do Pina, Zona Sul do Recife; abertura ao público será no dia 28 de janeiro com mostra coletiva e também com "Auto-Retrato", trabalho de Tereza, falecida em 2020

Tereza Costa Rêgo ganha homenagem em abertura de nova galeria de artes do RecifeTereza Costa Rêgo ganha homenagem em abertura de nova galeria de artes do Recife - Foto: José Britto/Arquivo Folha PE

Recife vai abrigar mais um espaço cultural voltado para as artes plásticas, dessa vez no Pina, Zona Sul. A Christal Galeria abrirá ao público no próximo dia 28 com a exposição coletiva Identidade Matriz, formada por mulheres que atuam no cenário regional e nacional, a exemplo de Regina Silveira e Berna Reale.

A artista plástica pernambucana, Tereza Costa Rêgo, falecida em 2020, será a homenageada da mostra com o trabalho “Auto-Retrato”. De acordo com o curador Laurindo Pontes, serão apresentadas “marcas e particularidades presentes nas produções selecionadas que passam pelo lugar de fala, gênero, representatividade e engajamento político”, temas esboçados na trajetória de Tereza. 

Já a curadora da galeria, Stella Mendes, afirmou que a ideia é “repercutir a visibilidade da expressão feminina no universo das artes visuais, trazendo artistas cujas obras dialoguem entre si por suas experiências de protagonistas em suas expressões e territórios do criar”.

Exposição
Pelo 300 metros quadrados de espaços internos e áreas externas da galeria vão ser ocupados pela exposição Identidade Matriz. Participam as artistas Ana Flávia Mendonça; Badida Campos; Berna Reale; Christina Machado; Nathália Ferreira e Ianah (Coletivo de Arte Urbana PixeGirls); Juliana Notari; Laura Melo; Náiade Lins; Priscila Lins; Regina Silveira e Roberta Guimarães.

Galeria
A Galeria Christal foi idealizada por Christiana Asfora Cavalcanti, empresária pernambucana, que iniciou seu percurso no colecionismo pela fotografia, passando para pinturas, desenhos e esculturas.

A partir da paixão pelas artes, decidiu investir na área, impulsionada pelas possibilidades que o mercado oferece para a interação com o público, no sentido de promover novos olhares para a educação, a conscientização e envolvimento com questões sociais.

 

Christal Galeria será aberta no próximo dia 28 de janeiro, em um casarão no Pina, Zona Sul do RecifeChristal Galeria será aberta no dia 28 de janeiro, em um casarão no Pina, Zona Sul do Recife    Crédito: Divulgação

O espaço vai ocupar um casarão de 1941, adaptado pelo escritório Agra Salazar Arquitetura. A casa conta com dois ambientes que se interligam como áreas expositivas, totalizando 130 m², e contará com programação pensada para revelar e fortalecer carreiras de artistas locais e nacionais.

Ainda segundo Stella, o conceito da galeria abarca as diversas manifestações artísticas indo da Arte Contemporânea e suas múltiplas vertentes, como pintura, desenho, escultura, fotografia, instalação, performances, arte digital, arte conceitual, até a Arte Moderna.

Acervo de obras, artistas, movimentos e coletivos da Arte Urbana e da Arte Popular, permeados por manifestações da música, do teatro e do cinema, também vão integrar a programação da galeria.

Serviço:
Christal Galeria
Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina
De Segunda à sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h

Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter