Artes Visuais

Exposição 'Fluxo Fantasia' entra em cartaz na Torre Malakoff

Desenhos, fotografias e vídeos são assinados pelo artista visual Guilherme Patriota

Obra da exposição "Fluxo Fantasia"Obra da exposição "Fluxo Fantasia" - Foto: Eric Gomes/Divulgação

A Torre Malakoff recebe, a partir deste sábado (15), a primeira exposição individual do artista visual Guilherme Patriota. Com abertura às 16h, “Fluxo Fantasia” fica em cartaz até o dia 30 de março, reunindo 42 desenhos, 75 fotografias e dois vídeos artísticos.

Laura Sousa e Renata Pimentel assinam a curadoria da mostra, que ocupa quatro salas no primeiro andar do equipamento cultural. As obras trazem observações do cotidiano e suas contradições, cores, paisagens, personagens, disputas e encontros.

“As minhas noções de improviso e fluidez, que nasceram na minha infância em Itapetim (PE), somadas às pesquisas artísticas empíricas nascidas em Campina Grande (PB), aliadas ao profissionalismo técnico acumulado em Recife (PE) e às minhas viagens pela América Latina e Europa podem ser observadas, absorvidas e (re)interpretadas nos discursos imagéticos dos desenhos, das palavras, das fotografias e dos vídeos como um simples ato de viver a arte”, comenta o artista

Feitos com nankin, lápis colorido, canetas porosas e outros materiais, os desenhos apresentados são de diferentes dimensões. Fazem parte da exposição trabalhos que pertencem às séries “Geométrico Anti-geométrico”, “Processo de Passagem” e “Sistemas”, além de obras sem títulos.
 

A série “Os descamisados ou releituras indecentes de uma história da arte mal contada” exibida, primeiramente, de forma virtual, é outro destaque da mostra. Em videoarte, Guilherme traz um arcabouço de imagens produzidas em viagens por distintos países e regiões de Pernambuco e do Brasil.

Também está presente no acervo exposto o conjunto de fotografias pertencente à série “Recife Mobille”, produzida com diferentes smartphones e que revela cenas do Recife. Com entrada gratuita, a exposição “Fluxo Fantasia” é produzida com incentivo do Funcultura. 

Veja também

Scooby fala sobre relação que tem com a ex, Luana Piovani: 'Mãezona, leoa com os nossos filhos'BBB 22

Scooby fala sobre relação que tem com a ex, Luana Piovani: 'Mãezona, leoa com os nossos filhos'

Filha de Arthur Aguiar passa noite em UTI, diz esposa do atorFamosos

Filha de Arthur Aguiar passa noite em UTI, diz esposa do ator