Artes Visuais

Exposição 'Fluxo Fantasia' entra em cartaz na Torre Malakoff

Desenhos, fotografias e vídeos são assinados pelo artista visual Guilherme Patriota

Obra da exposição "Fluxo Fantasia"Obra da exposição "Fluxo Fantasia" - Foto: Eric Gomes/Divulgação

A Torre Malakoff recebe, a partir deste sábado (15), a primeira exposição individual do artista visual Guilherme Patriota. Com abertura às 16h, “Fluxo Fantasia” fica em cartaz até o dia 30 de março, reunindo 42 desenhos, 75 fotografias e dois vídeos artísticos.

Laura Sousa e Renata Pimentel assinam a curadoria da mostra, que ocupa quatro salas no primeiro andar do equipamento cultural. As obras trazem observações do cotidiano e suas contradições, cores, paisagens, personagens, disputas e encontros.

“As minhas noções de improviso e fluidez, que nasceram na minha infância em Itapetim (PE), somadas às pesquisas artísticas empíricas nascidas em Campina Grande (PB), aliadas ao profissionalismo técnico acumulado em Recife (PE) e às minhas viagens pela América Latina e Europa podem ser observadas, absorvidas e (re)interpretadas nos discursos imagéticos dos desenhos, das palavras, das fotografias e dos vídeos como um simples ato de viver a arte”, comenta o artista

Feitos com nankin, lápis colorido, canetas porosas e outros materiais, os desenhos apresentados são de diferentes dimensões. Fazem parte da exposição trabalhos que pertencem às séries “Geométrico Anti-geométrico”, “Processo de Passagem” e “Sistemas”, além de obras sem títulos.
 

A série “Os descamisados ou releituras indecentes de uma história da arte mal contada” exibida, primeiramente, de forma virtual, é outro destaque da mostra. Em videoarte, Guilherme traz um arcabouço de imagens produzidas em viagens por distintos países e regiões de Pernambuco e do Brasil.

Também está presente no acervo exposto o conjunto de fotografias pertencente à série “Recife Mobille”, produzida com diferentes smartphones e que revela cenas do Recife. Com entrada gratuita, a exposição “Fluxo Fantasia” é produzida com incentivo do Funcultura. 

Veja também

Teatro Mágico volta aos palcos do Recife neste sábado (13)
Música

Teatro Mágico volta aos palcos do Recife neste sábado (13)

Festival Panela do Jazz realiza prévias no Plaza em agosto
Música

Festival Panela do Jazz realiza prévias no Plaza em agosto