Artes Visuais

Exposição 'Impressão Corporal' chega ao virtual com corpos em telas

Com incentivo da Lei Aldir Blanc, a exposição traz seis telas que misturam elementos visíveis ao olhar com formas subjetivas

França BonzaionFrança Bonzaion - Foto: Divulgação

Fugir da dualidade entre o concreto e o abstrato era um dos objetivos do artista pernambucano França Bonzaion para a sua terceira exposição da carreira. A mostra “Impressão Corporal” estreia hoje, em ambiente virtual, após o artista ter apresentado “Criaturas de Muzak e Meditação: Narrativas do Inconsciente”, no Festival de Inverno de Garanhuns 2019.

Com incentivo da Lei Aldir Blanc, a exposição traz seis telas que misturam elementos visíveis ao olhar com formas subjetivas. É a primeira coleção completamente imersa no abstrato. Para chegar ao estado de finalização delas, ele imprimiu várias partes do corpo, como antebraços, mãos, pés, joelhos, costas e panturrilhas, e começou a trabalhar outras técnicas em cima dessas impressões, principalmente, com palitos e pincéis.

O resultado pode ser visto em obras com movimentos fortes, com traços que permeiam do corpo a elementos da natureza. “Eu estava querendo fazer uma coisa com corpo e fugir das ferramentas tradicionais. Então, comecei a imprimir partes do corpo. E imprimia forrando um tecido sobre o chão e impressionar mesmo. Pintava o membro do corpo com pincel e ia ‘impressionando’. Aí, depois de seco, voltava com pincéis para criar texturas que já tinham sido impressas”, explica França.

Nas obras, a anatomia humana se complementa com a natureza, com elementos que remetem a corais, florestas e outras formas buscadas na biodiversidade. Isso se deve a uma visão adquirida nos estudos em agronomia, apesar de não exercer a profissão. França conta que estudar profundamente a natureza passou a entender suas riquezas e profundidades.

O público poderá conferir a exposição virtual a partir do Instagram dele (@francabonzaion). Durante o mês de março, a mostra poderá ser conferida fisicamente no Espaço CEÇA.

SERVIÇO
Exposição “Impressão Corporal”, por França Bonzaion
Abertura virtual: Hoje, a partir das 16h
Site disponível no perfil do Instagram @francabonzaion
Gratuito

Veja também

Jerry Seinfeld repassa em livro sua trajetória no humor, piada por piada
Humor

Jerry Seinfeld repassa em livro sua trajetória no humor, piada por piada

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo
BBB 21

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo