Artes Visuais

Exposição 'Mãe-Artista ou Artista-Mãe?' reúne trabalhos de mães artistas brasileiras

Encontros virtuais precederão mostra e discutirão sobre artes e maternidades

Falta Colo, Iara SalesFalta Colo, Iara Sales - Foto: Divulgação

A divisão de tarefas sempre foi desigual, pesando mais sobre as mães brasileiras, segundo as pesquisas do IBGE nos últimos anos. O cenário não é distinto para as mulheres artistas que exercem a maternidade. A exposição permanente “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?” busca trazer múltiplos olhares para as maternagens. 

Em plena pandemia da Covid-19, 18 artistas-mães de todas as regiões brasileiras se encontraram em residência artística, onde houve acolhimento e encontros entre os meses de janeiro e abril deste ano. Esses encontros deram origem à mostra “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?”, que vem acompanhada de três encontros virtuais desta quinta-feira ao sábado (10).

Os trabalhos em fotos, vídeos, colagens e expressões de artistas da dança, artes plásticas e visuais embarcam na discussão sobre maternidade e artes, sem dissolver uma da outra. Com idealização da artista Iara Sales, a mostra teve apoio da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e artístico de Pernambuco..

Apesar da exposição virtual acontecer somente na sábado (10), três encontros precedem os trabalhos, com a proposta de abrir debates em torno das mães-artistas. O público poderá acessar a partir das 16h, na plataforma Sympla. 

Confira a programação completa:

Dia 08/04- Tema: Desromantizar a maternagem: estratégias de cuidados e diálogos através das artes. Com a participação das mães artistas Cristine Olofsson (PE), Daiana Carvalho (SP), Drica Ayub (PE), Jocarla (SP) e Luana Araújo (SP/SC). Mediação: Iara Sales (PE).

Dia 09/04 - Tema: CORPO-MÃE:transformações físicas, psíquicas e sociais. Com a participação das mães artistas Isa Flor (DF/BA), Maíra Tukui Ribeiro (BA), Milena Mariz (BA) e Rafaela Kalaffa (DF). Mediação: Janahina Cavalcante (BA).

Dia 10/04 - Tema: Cancelamento da mãe-artista: Invisibilidade x produtividade. Com a participação das mães artistas Cecília Carvalho (MG/BA), Iara Sales (PE), Jocarla (SP) e Talitha Mesquita (MG). Mediação: Rafaela Kalaffa (DF). + Lançamento da exposição “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?” ao final da rodada de conversa.

Exposição Mãe-Artista ou Artista-Mãe?

Quando: dias 8,9 e10 de abril  

Horário: 16h

Onde: Plataforma zoom  

Quanto: Ingressos gratuitos no Sympla (https://www.sympla.com.br/mae-artista-ou-artista-mae-conversas-sobre-arte-e-maternagens__1174847.)

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter