Exposição 'Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada' é atração no La Greca

Exposição coletiva ganha abertura no Museu Murilo La Greca e segue com visitação até o próximo dia 3 de novembro

Exposição 'Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada' abre nesta quinta (10)Exposição 'Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada' abre nesta quinta (10) - Foto: Kayo Ferreira

Até o próximo dia 2 de novembro o Museu Murillo La Greca, em parceria com o Sesc Pernambuco, realiza a exposição coletiva Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada, com cerimônia de abertura para o público nesta quinta (10), às 18h. Alexandre L´Omi L´Odò, juremeiro, historiador e mestre em Ciências da Religião e o grupo de rap Guerrilha Zona Norte, integram a programação da noite.

Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada” reúne pelo menos vinte e uma imagens produzidas por Rennan Peixe, Karla Fagundes e Kayo Ferreira, profissionais da fotografia que compreendem a importância da (re)construção do imaginário africano em diáspora. O projeto pretende reafirmar a memória da arte afro-indígena brasileira em um diálogo poético que emana representatividade do universo da Jurema Sagrada em Pernambuco.





Leia também:
Alerj ajudará na reconstrução do Museu Nacional
Percentual de municípios com museus e bibliotecas caiu em 4 anos

A Jurema é uma religião com forte presença no Nordeste do País e carrega o nome emprestado da planta que dá origem à bebida sagrada confeccionada de suas raízes e cascas. Compreendendo a produção de imagens como espaço de poder que, por muitas vezes, é registrado a partir de um posicionamento folclorizado, demonizado ou fetichizado, Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada vem contrapor questões e afirmar seu espaço no campo da fotografia documental e da arte, com vivências do povo preto apontando um diálogo entre a ancestralidade, memória e afrofuturo.

Abertura da exposição Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada

Quinta, dia 10, às 18h, no Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim)
Gratuita

Veja também

Polícia encontra supostas músicas inéditas de Renato Russo
Rio de Janeiro

Polícia encontra supostas músicas inéditas de Renato Russo

Mezzo-soprano apresenta clássicos da poesia francesa no Recife
Virtual

Mezzo-soprano apresenta clássicos da poesia francesa no Recife