Exposição sobre 'Harry Potter' ganha versão digital com manuscritos de J.K. Rowling

Fãs poderão aprender sobre a jornada do bruxinho e conferir artefatos e documentos históricos que inspiraram o mundo mágico da saga

Estudo de Harry Potter e o basilisco de Jim Kay, para A Câmara Secreta. Da coleção da British Library.Estudo de Harry Potter e o basilisco de Jim Kay, para A Câmara Secreta. Da coleção da British Library. - Foto: Reprodução / Harry Potter a History of Magic

Fãs da saga "Harry Potter" em todo o mundo agora têm a chance de visitar a exposição da Biblioteca Britânica dedicada ao bruxinho -sem precisar usar uma vassoura para voar até Londres. A partir desta terça (27), o Google Arts and Culture -plataforma de arte e cultura da empresa, que permite que os internautas façam visitas virtuais a museus e pontos turísticos- disponibiliza uma versão digital da mostra "Harry Potter: A History of Magic".

Nela, "potterheads" podem ver manuscritos da autora J.K. Rowling, aprender sobre a jornada do bruxinho até as páginas e conferir artefatos e documentos históricos que inspiraram o mundo mágico da saga. Entre eles está uma xícara usada para ler a sorte, parte do acervo do Museu de Bruxaria e Magia. Esboços das ilustrações utilizadas nos livros da saga e uma seção onde é possível explorar a aparição de animais fantásticos na literatura (como unicórnios e a fênix) também estão entre os destaques.

Leia também:
J.K. Rowling defende Johnny Depp após acusações de violência doméstica
Loja online temática de Harry Potter estreia no Brasil


Os mais aficionados ainda têm a chance de "ter aulas" de feitiçaria, como as que Harry, Hermione e Ron tinham em Hogwarts. Defesa Contra as Artes das Trevas e Trato das Criaturas Mágicas são algumas das disciplinas disponíveis na plataforma, que traça um paralelo entre os livros de ficção e registros históricos sobre lobisomens e varinhas, por exemplo.

Em cartaz desde outubro, a exibição deve fechar as portas nesta quarta (28), mas continuará disponível na plataforma do Google, em seis línguas (incluindo português), para quem não teve a chance de conferi-la.

Veja também

Eduardo Kobra homenageia Pelé com mural em Santos
Folha Turismo

Eduardo Kobra homenageia Pelé com mural em Santos

Khloé Kardashian revela que teve coronavírus e relata sintomas
Celebridades

Khloé Kardashian revela que teve coronavírus e relata sintomas