Artes Visuais

Exposição 'Tempo para Iroko' entra em cartaz na Fundaj de Casa Forte

Artista Dália Rosenthal investigou os processos de perseguição e violência contra os povos de terreiro

Exposição "Tempo para Iroko"Exposição "Tempo para Iroko" - Foto: Divulgação/Fundaj

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) apresenta a exposição “Tempo para Iroko”, da artista Dália Rosenthal, que integra as galerias Massangana e Baobá, na sede da instituição em Casa Forte, Zona Norte do Recife. A abertura para convidados ocorreu na tarde desta sexta-feira (24), mas o público geral pode realizar visitações a partir da terça-feira (28). 

Resultado da quinta edição do projeto “Residências Artísticas” da Fundaj, a mostra apresenta distintas relações entre território, memória cultural e natural. Associado à árvore conhecida como gameleira, o Iroko é o orixá que representa o líder de todos os espíritos das árvores sagradas. 

O projeto da exposição nasceu quando Rosenthal estava desenvolvendo um trabalho sobre a Jurema e soube da queda do Iroko do Sítio de Pai Adão e Terreiro Ilê Obá Ogunté, no bairro de Água Fria. A notícia fez a artista refletir sobre os processos de perseguição e violência contra os povos de terreiro, o que a levou a investigar documentos do Arquivo Público de Pernambuco. 
 

“A partir deste início, comecei a entrevistar os representantes mais velhos dessa comunidade e observando a memória e o significado do Iroko, assim como os conceitos de família e ancestralidade neste contexto e para essa comunidade”, afirma a artista, que também impulsionou o plantio de novas árvores de gameleira-branca, com o apoio de diversos espaços, instituições e comunidades. 

Na galeria Baobá, a exposição traz uma instalação artística com a exibição da pequena semente de Iroko e os vestígios de terra por onde os grãos da gameleira-branca passaram. Também é possível encontrar telões de vídeos, com as entrevistas que Dália Rosenthal realizou. A imagem das cinzas do grande Iroko que vivia no terreiro de Ilê Obá Ogunté está projetada na parede da última sala.

Já a galeria Massangana apresenta a narração dos documentos investigados. Interpretado por Tiago Kfuzo Nagô, o texto traz uma leitura do passado no tempo presente desvelando práticas cotidianas de violência aos povos de matriz africana no Brasil. A exposição pode ser vista até 26 de novembro, das 10h às 16h.  
 

Veja também

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter