Centenário

Exposição virtual reúne obras de Fayga Ostrower

IAC e Galeria Capibaribe realizam mostra em homenagem aos 100 anos da artista

Fayga Ostrower nasceu na Polônia, mas passou maior parte da vida no BrasilFayga Ostrower nasceu na Polônia, mas passou maior parte da vida no Brasil - Foto: Instituto Fayga Ostrower/Divulgação

O centenário de Fayga Ostrower, artista visual polonesa radicada no Brasil, é celebrado em 2020. A exposição virtual “Fayga Ostrower: Interfaces”, produzida pelo Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e o Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem início na próxima segunda-feira (19).

O público terá a oportunidade de conhecer um conjunto de gravuras assinado pela artista, recentemente doado por seus herdeiros à UFPE. A abertura da mostra será com uma live transmitida pelo canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade, a partir das 14h. O evento virtual terá a presença da filha de Fayga, Noni Ostower.

A coleção poderá ser vista até até o dia 10 de novembro, através dos perfis do Instagram do IAC (@iacbenfica) e da Galeria Capibaribe (@galeriacapibaribe). São 44 peças, sendo 41 obras impressas e 3 matrizes de madeira. As criações dão uma mostra da fase abstrata de Fayga, reunindo técnicas como aquarela, serigrafia, litografia e calcogravura.

Além da exposição, será realizado um minicurso, também a partir desta segunda-feira, abordando o campo das artes e práticas poéticas a partir da leitura dirigida do livro “Criatividade e Processos de Criação”, de Fayga Ostrower. A atividade é conduzida pelos professores Luciana Borre, Ana Lisboa e Wilson Chiarelli, com participação dos alunos envolvidos no projeto. Mais informações através do e-mail: [email protected] 

Veja também

Após dica de carro de som, Mirella diz que vai se afastar de Biel em A Fazenda 12
Televisão

Após dica de carro de som, Mirella diz que vai se afastar de Biel em A Fazenda 12

Globo extingue faixa de séries e antecipa sessão de filmes na madrugada
Televisão

Globo extingue faixa de séries e antecipa sessão de filmes na madrugada