A-A+

Faça você mesmo: lar com jeitinho antigo, mas cheio de estilo

Cimento queimado, tendência de decoração, confere um ambiente todo charmoso às residências, veja o passo a passo

Em construções ou reformas, a inovação no design de interiores não tem que estar atrelada exclusivamente a investimentos em materiais sofisticados. Para quem gosta do estilo retrô, o cimento queimado pode ser uma boa pedida para criar um ambiente todo charmoso e aconchegante. A técnica, que se destacava pelo piso vermelho aplicado em casas antigas e fazendas, foi aprimorada e ganhou versões industrializadas, sem perder o ar rústico e artesanal.

Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é ainda uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais

Foto: Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é ainda uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais
Créditos: Divulgação

Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é ainda uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais. E para quem gosta de colocar a mão na massa, veja abaixo as dicas do site Mapa da Obra, com o passo-a-passo de aplicação do cimento queimado, inclusive com orientações para evitar trincas e fissuras após a aplicação. Seja para piso ou parede, o processo de aplicação é o mesmo, basta usar os materiais e ferramentas adequadas.

Manutenção, limpeza e cuidados
Para manter a superfície com cimento queimado limpo sempre bonita, o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água diminui a porosidade da superfície e evita a absorção de fungos e de sujeira. Antes da resina, é indicado passar uma base protetora com o auxílio de um rolo, pincel ou pistola. Recomenda-se aplicar a resina em duas demãos, respeitando o intervalo de 12 horas entre elas. A manutenção com este produto deve ser feita a cada três anos.

Leia também:
Decoração para cozinha: saiba como colorir o ambiente
Quarto de bebê: dicas para se inspirar
Subway tile: o azulejo ‘retrô’ queridinho do momento

Outra opção, mais econômica, é a cera, ou até mesmo o verniz, empregados semanalmente.Também é possível recorrer a serviços especializados de polimento, realizados com ferramentas diamantadas, que garantem uma superfície lisinha. Por ser um piso poroso, é recomendado impermeabilizar logo após a obra.

Para limpeza, o ideal é remover as sujeiras, como pó e areia, com vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavá-lo, basta utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza. A superfície nunca deve ficar molhada, do contrário outras sujeiras irão grudar.

Em casos de manchas, uma alternativa é lixar a parte superficial do cimento queimado com uma lixa fina. Isso deve ser feito com muita atenção para não danificar ou desnivelar o piso. Também é importante evitar o uso de produtos abrasivos, que podem causar riscos difíceis de serem removidos.

Passo a passo:Aplicação de cimento queimado - passo 1

É quase como assar um bolo. Para começar, os ingredientes da massa são: um saco de 50 kg de cimento estrutural (ou duas latas de 18 litros), já considerando o que será utilizado na argamassa e na queima do cimento; três latas de 18 litros de areia; 1,5 kg de pó xadrez para cada 25 kg de cimento, caso queira um piso mais colorido; e água. Rende de sete a oito metros quadrados de revestimento (a três centímetros de espessura). Se for aplicado na parede, rende um pouco mais – 15 metros quadrados, já que a camada de massa é mais fina (cerca de 1,5 cm). Outro ingrediente importante é a resina de alto desempenho: três quilos são suficientes para oito metros quadrados de piso. Ilustrações: Mariana Moura/site Mapa da Obra. 

Aplicação de cimento queimado - passo 2

Agora, vamos às ferramentas: colher de pedreiro, régua de alumínio, peneira, lixa fina, desempenadeira, rolo denso, mangueira de nível, trena, broxa e vassoura de limpeza. Para evitar trincas e rachaduras, são usadas as juntas de dilatação, que permitem à massa se “movimentar”. Elas podem ser de madeira, plástico, pedra ou metal. Dica: acrescente à lista a tela de galinheiro, que vai servir de reforço estrutural na base, impedindo que o cimento queimado fique solto. E tenha tudo à mão antes de iniciar os trabalhos. A execução tem que ser relativamente rápida, para aproveitar o estado úmido da massa.  

Aplicação de cimento queimado - passo 3

PASSO 1 – Antes de começar, é preciso preparar o contrapiso. Remova outros revestimentos, se for o caso, e nivele a base. Um bom contrapiso é essencial para o sucesso da técnica do cimento queimado. Depois de nivelado, use a vassoura para se livrar de qualquer sujeira ou pó. Com a ajuda da mangueira de nível, demarque a altura que o piso terá (em média, 3 cm) traçando uma linha nas paredes. Ela servirá de base na hora de aplicar a massa.  

Aplicação de cimento queimado - passo 4

PASSO 2 – Um truque importante é jogar água sobre o contrapiso e, em seguida, aplicar, com um rolo denso, a resina sintética de alto desempenho dissolvida em água. Isso vai aumentar a aderência do cimento queimado. 

Aplicação de cimento queimado - passo 5

PASSO 3 – Hora de colocar as juntas de dilatação, que são fixadas em uma primeira camada fina de argamassa. Em média, têm 10 mm de espessura e a altura vai depender de altura do piso. O espaçamento entre as juntas costuma ser de 1,5m a 2m. Se você quiser seguir a dica da tela de galinheiro, coloque-a sobre o contrapiso depois da fixação das juntas. Lembrando que a utilização da tela tem como resultado um piso mais monolítico e uniforme, sem aquele aspecto rústico e “craquelado” do cimento queimado antigo. 

Aplicação de cimento queimado - passo 6

PASSO 4 – Agora, é colocar a mão na massa. Misture a seco o cimento e a areia. Se quiser cimento queimado colorido, misture antes o pó xadrez ao cimento. Aos poucos, adicione a água até formar uma argamassa úmida e com consistência adequada. Para ter certeza de que chegou ao ponto certo, a dica é pegar um pouco de argamassa e apertá-la com as mãos. Ela não pode esfarelar nem soltar água. Isso é decisivo para o melhor desempenho da massa.

passo5


PASSO 5 – Distribua a massa sobre o contrapiso de forma homogênea. Pode usar a vassoura para ajudar a espalhar. O importante é não ultrapassar o limite daquela linha traçada na parede, que determina a altura que o piso deve ter, e garantir que a tela de galinheiro fique totalmente coberta pela argamassa.

Aplicação de cimento queimado - passo 7

PASSO 6 - Use a desempenadeira para alisar a superfície e, com a ajuda de uma régua, regularize o piso. Certifique-se de que as juntas de dilatação estão posicionadas corretamente. Com a massa ainda úmida e recém-aplicada, ainda é possível corrigir os alinhamentos, se necessário. Dica: para evitar que a massa grude nas ferramentas, lave-as constantemente com o auxílio de uma broxa.

Aplicação de cimento queimado - passo 7

 PASSO 7 - Agora vem a tal queima do cimento, que nada tem a ver com fogo. Ela é feita polvilhando pó de cimento fino já peneirado (ou a mistura do cimento com o pó xadrez) sobre a superfície ainda úmida. Se a massa for colorida, nesta etapa ela terá uma cor mais escura que a definitiva por causa da umidade. Espere entre 15 e 30 minutos para que haja a completa absorção do pó pela argamassa. 

Aplicação de cimento queimado - passo 7

PASSO 8 - Alise a superfície do piso com a desempenadeira fazendo movimentos sempre no mesmo sentido. Isso vai evitar a formação de bolhas e manchas. Se encontrar alguma falha, espalhe o cimento em pó, borrife água e repita a etapa anterior, de alisar a superfície. Se aparecerem bolhas, pode usar a desempenadeira para rompê-las.

Um dos passos de aplicação de cimento queimado

PASSO 9 - Depois de aplicada e regularizada a massa, é hora de cura do cimento queimado, que dura, no mínimo, 72 horas. O ideal é manter a superfície úmida. Uma manta geotêxtil pode ajudar. Ela é composta por fibras que protegem o piso e mantêm a umidade da massa. Pode ser encontrada em lojas de material de construção.

Aplicação de cimento queimado - passo 9

PASSO 10 - Respeitando o tempo de cura, chega a etapa do acabamento. Qualquer rugosidade deve ser regularizada com a lixa fina. O piso de cimento queimado é bastante poroso, por isso é importante impermeabilizá-lo. Para isso, pode-se aplicar uma resina acrílica, que vai também dar brilho. Siga sempre as recomendações do fabricante e lembre-se de que alguns produtos podem deixar o piso escorregadio. É comum aparecerem trincas com o tempo, faz parte. Mas se elas forem maiores recomenda-se aplicar silicone dentro das fissuras. E ele pode ser reaplicado com o tempo, independente da idade do piso. Veja mais dicas sobre os mais diversos tipos de aplicação no site Mapa da Obra, da Votorantim Cimentos. 

Veja também

Nego do Borel é acusado de assediar modelo em A Fazenda, e defesa cita 'tribunal da internet'
A Fazenda 13

Nego do Borel é acusado de assediar modelo em A Fazenda, e defesa cita 'tribunal da internet'

Primeira festa em A Fazenda 13 tem beijo, briga e Nego do Borel banguelo
A Fazenda 13

Primeira festa em A Fazenda 13 tem beijo, briga e Nego do Borel banguelo