Felipe Muito compartilha sua ‘Melancolia de Carnaval’
O músico está compartilhando no projeto ‘Melancolia de Carnaval – da pré-produção ao clipe
Em 2021, o período de carnaval será muito mais melancólico que o normal devido a pandemia do coronavírus. Com a impossibilidade de aglomeração, uma característica da maior festa do mundo se sobressai, já que a festa é também uma catarse da nossa tristeza cotidiana. Como diz a marchinha eternizada na voz de Moacyr Franco, “A gente brinca escondendo a dor”.
A canção ‘Melancolia de Carnaval’ versa sobre esse sentimento tão conhecido dos foliões e foliãs. Um Carnaval sem o calor das ladeiras de Olinda, das agremiações do Recife, sem o grandioso desfile das escolas de samba do Rio e São Paulo – ou as multidões arrastadas por trios em Salvador – será uma festa de alegria contida, de esperança no futuro, da saudade das festas que já passaram. Sem a explosão das ruas, sem a companhia de tantas pessoas que a pandemia levou, será mais melancólico. Mas não perderá a sua essência, e seguirá mostrando que só há neste mundo uma coisa maior que a nossa dor: a alegria.
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Na composição de ‘Melancolia de Carnaval’, Felipe Muito se inspirou na canção Pranto de Poeta’, registrada numa versão emocionante de Cartola no disco ‘Verde que te quero rosa’, com a participação do autor, Nelson Cavaquinho. Refletindo essa carcterística da festa de momo e esse universo da criação da música, o da dor transformada em canto, em festa, em poesia, em “um pranto sem lenço, que alegra a gente”.
Todo o processo de produção e gravação da canção ‘Melancolia de Carnaval’ será registrado em tempo real com vídeos, fotos e postagens nas redes sociais do artista, resultando em um vídeo musical documental com os bastidores do trabalho. O vídeo culmina num clipe, apresentando a música pronta. O vídeo, o clipe e a faixa serão disponibilizadas simultaneamente nas principais plataformas digitais no início de fevereiro. É isso mesmo: Uma canção, um clipe e todo seu processo de gravação e produção, registrados em um vídeo documental. A iniciativa foi viabilizada pelo Prêmio Conecta Arte, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pela prefeitura de Olinda.