Música

Festival Cultura Viva oferece programação gratuita em Nazaré da Mata, neste sábado (1º)

O evento reúne mestres e grupos de coco de roda, da ciranda, do maracatu rural, forró pé de serra, entre outros, no Parque dos Lanceiros, a partir das 19h

Festival será realizado no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da MataFestival será realizado no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata - Foto: Divulgação

A cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, abre as portas para receber o 1º Festival Cultura Viva, neste sábado (1º). O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, acontece no Parque dos Lanceiros, um dos principais cartões postais da cidade, que fica às margens da BR - 408, no acesso ao município. Para fazer a festa, o festival recebe um time de artistas ligados à cultura popular, de várias cidades da região. A programação é gratuita e acontece a partir das 19h.

Uma das atrações especiais desta edição é o show do Côco de Fulô com Ricco Serafim. Oriundo dos engenhos e canaviais da Mata Norte, o grupo representa a cidade de Nazaré da Mata com sua musicalidade tradicional do autêntico coco rural. A atração, que é marca presente nas festividades onde o ritmo do coco anima as festas e brincadeiras, se destaca pela dança ligeira e o trupé no chão, acompanhado das fortes batidas do terno percussivo e da rica oralidade de rimas, versos e poesias.

A lista de atrações traz, ainda, apresentação cultural de Aldo Lourenço Guerra, o Baixinho dos 8 Baixos, da cidade de Vicência. Considerado um importante ativista cultural, o artista promete botar o público para dançar muito forró pé de serra, xote e baião. A programação musical terá também Nailson Vieira, de Nazaré da Mata, fazendo um som, ao vivo,  que mescla poesia popular, dança e a sonoridade do maracatu rural, ciranda e cumbia.

Buscando imprimir uma identidade musical com foco na cultura popular, o festival traz, ainda, a Ciranda Bela Rosa, do Mestre Bi, de Nazaré da Mata. Renomado cantor e compositor, apresenta, no palco, sua personalidade carismática e toda  a  poesia que bebe na fonte canavieira. Quem também vai se apresentar é João Paulo Rosa e o Eito. A aposta do cantor é um repertório genuinamente autoral, que enfoca suas vivências culturais e da região da cana-de-açúcar.

“Este é um momento para, juntos,  celebrarmos a musicalidade da cultura popular produzida por artistas independentes da Zona da Mata. Queremos levar para o público apresentações que exaltam à força, beleza e poesia que há no coco de roda, ciranda, maracatu rural, forró pé de serra, entre outros” explica o artista Ricco Serafim, uma das atrações do evento.

Serviço

O quê: Festival Cultura Viva é realizado em Nazaré da Mata
Quando: 1º de Julho, sábado
Onde: Parque dos Lanceiros, Nazaré da Mata
Horário: 19h
Classificação: Livre
Acesso gratuito

Veja também

Big Brother Chile: gêmeas trocam de lugar na casa do Big Brother Chile para confundir confinados
reality show

Big Brother Chile: gêmeas trocam de lugar na casa do Big Brother Chile para confundir confinados

"The Boys" muda título de episódio final e adiciona aviso aos espectadores após atentado de Trump
série

"The Boys" muda título de episódio final e adiciona aviso aos espectadores após atentado de Trump

Newsletter