Festival de Cannes: filme de abertura será 'Todos lo saben'

Dirigido pelo iraniano Asghar Farhadi, longa-metragem espanhol conta com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín. Festival de Cannes 2018 ocorre entre os dias 8 e 19 de maio

Atores Penelope Cruz e Javier Bardem Atores Penelope Cruz e Javier Bardem  - Foto: ANDER GILLENEA / AFP

O longa-metragem "Todos lo saben" (Espanha) abrirá a próxima edição do Festival de Cannes e disputará a Palma de Ouro, informaram oficialmente os organizadores. O filme é dirigido pelo iraniano Asghar Farhadi e protagonizado por Penélope CruzJavier Bardem Ricardo Darín

A última vez que o festival, reconhecido como o evento de mais prestígio no mercado cinematográfico, teve como filme de abertura um longa que não era falado em inglês ou francês aconteceu em 2004, quando foi projetado "Má Educação", do espanhol Pedro Almodóvar.

Leia também:
Cate Blanchett presidirá o júri do Festival de Cannes
Próximo Festival de Cannes será realizado de 8 a 19 de maio
Palma de Ouro em Cannes surpreende e divide
Terror, susto e drama familiar em 'Um lugar silencioso'


Também não é comum que o filme de abertura participe na competição: "Moonrise Kingdom" do americano Wes Anderson (2012), "Ensaio sobre a Cegueira" do brasileiro Fernando Mereilles (2008) e "Instinto Selvagem" do holandês Paul Verhoeven (1992) são algumas das exceções.

O oitavo longa-metragem de Farhadi, rodado na Argentina Espanha, é um thriller psicológico que acompanha Laura (Cruz), que mora em Buenos Aires com o marido e seus filhos, e que retorna para uma festa de família em sua cidade natal da Espanha.

Mas um acontecimento imprevisto abala sua vida: a família, seus segredos, vínculos e tradições marcam a trama.

A produção representa a união de vários pesos pesados do cinema internacional: Farhadi, vencedor de dois Oscar de filme em língua estrangeira ("A Separação" e "O Apartamento"), Bardem e Cruz, o casal mais famoso do cinema espanhol, e o argentino Ricardo Darín, um dos atores mais conhecidos da América Latina.

Prêmios


Bardem venceu o prêmio de melhor ator em Cannes em 2010 por "Biutiful", do mexicano Alejandro González Iñárritu. Penélope Cruz e as demais atrizes de "Volver", de Almodóvar, venceram de forma coletiva o prêmio de interpretação feminina em2006.

Farhadi foi premiado no em Cannes em 2016 pelo roteiro de "O Apartamento", que também rendeu o prêmio de melhor ator para Shahab Hosseini.

A 71ª edição do Festival de Cannes acontecerá de 8 a 19 de maio. O júri será presidido pela atriz australiana Cate Blanchett.

Confira o trailer em espanhol de "Todos lo saben".

 

Veja também

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa
disputa musical

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana
televisão

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana