Digital

Festival de Cinema Argentino destaca obras de diretoras

Filmes de María Luisa Bemberg e María Teresa Costantini serão exibidos pelo YouTube do Consulado da Argentina no Recife

"Camila" (1984), filme indicado ao Oscar, está na programação"Camila" (1984), filme indicado ao Oscar, está na programação - Foto: Divulgação

Tradicionais adversários no futebol, Brasil e Argentina também costumam mover comparações na sétima arte. Rivalidades à parte, o fato é que o cinema dos nossos hermanos é destaque no mundo todo. Desta sexta-feira (6) até 8 de novembro, o Festival de Cinema Argentino oferece a oportunidade de conhecer uma parte dessa produção.

Realizado pelo Consulado da Argentina no Recife, a mostra ocorre em formato digital, com transmissão no canal da instituição no YouTube. Os filmes exibidos estão disponíveis com legendas em português. Sob o comando de Alejandro Funes Lastra, Cônsul Geral da República da Argentina no Nordeste, o projeto integra as celebrações do Dia da Soberania Nacional, feriado comemorado na Argentina no dia 20 de novembro.

“É a primeira vez que realizamos esse evento. Ele nasceu com o objetivo de termos uma participação ainda mais forte em Pernambuco e difundir a cultura argentina. Desde o ano passado, projetamos a ideia de uma semana de exibições presenciais, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. Com a pandemia, no entanto, tivemos que mudar a proposta e fazer online”, explica Darío Daniel Busto, Adido Comercial do Consulado.

A programação homenageia diretoras argentinas renomadas. Uma delas é María Luisa Bemberg (1922-1995), cineasta e ativista do feminismo, sendo uma das fundadoras da Unión Feminista Argentina. Sua obra “Camila” (1984), que integra a programação do festival, chegou a ser escolhida para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Baseado em uma personagem real, o longa conta a história de amor entre uma jovem de família tradicional e um padre.

De María Luisa, foram selecionados ainda outros três longas. Protagonizado por Julie Christie, “Miss Mary” (1986) conta a história de uma governanta inglesa que passa a trabalhar para uma rica família argentina. O drama biográfico “Eu, a pior de todas” (1990) conta os últimos anos de vida da freira Juana Inés de la Cruz. Já “Nisso não se fala” (1993) é uma fábula estrelada pelo ator italiano Marcello Mastroianni.

Também está na programação a diretora María Teresa Costantini, de 71 anos. No teatro e no cinema, ela atuou, escreveu e dirigiu em vários idiomas. No documentário “Procurando Tita” (2017), que poderá ser visto através da mostra, aborda a vida e a obra da cantora e atriz Tita Merello, popular artista argentina que encarnou o tango humorístico.

“Acreditamos que a principal barreira que existe entre os povos é a língua. O cinema, através das imagens e da visão cultural, aproxima pessoas de diferentes nações. Esses filmes selecionados, particularmente, apresentam temáticas comuns aos dois países. A principal delas é o fortalecimento da imagem da mulher, que as duas diretoras trabalham muito bem”, defende. 

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter