A-A+

Itaú Cultural

Festival de Culturas Surdas: programação artística e mesas de conversa de 9 a 18 de agosto

Festival, realizado pelo Itaú Cultural, traz como tema central a multiculturalidade

Festival acontece entre os dias 9 e 18 de agostoFestival acontece entre os dias 9 e 18 de agosto - Foto: Divulgação

Entre 9 e 13 de agosto o Itaú Cultural realiza nova edição online do Festival de Culturas Surdas, com mesas de conversa e programação artística, e tema central da multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo. O evento pode ser acessado via canal do YouTube da instituição (www.youtube.com/itaucultural).

Nas mesas de conversa do festival, promovido pelo Itaú Cultural, convidados refletem sobre a realidade do surdo indígena, e as particularidades de suas línguas de sinais, a interseccionalidade entre surdez e as lutas feministas, antirracistas e LGBTQIA+, entre outros assuntos. 

 

A programação artística abre e fecha as mesas com vídeo-poesia, linguagem utilizada pela comunidade surda pelos elementos do audiovisual que incrementam a apresentação de uma poesia em língua de sinais. 

A iniciativa, do Núcleo de Educação e Relacionamento, se volta para a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade, tanto no universo das artes e da cultura, como na esfera social, reafirmando a luta por direitos e reconhecimento dessa parcela da população brasileira.

Veja também

Demonização de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa
Religião

Demonização de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13