Música

Festival Do Frevo ao Jazz traz programação com shows, oficinas e rodas de conversa

Apresentações musicais começam nesta quinta-feira (12), na Praça do Arsenal da Marinha

Show de Mônica FeijóShow de Mônica Feijó - Foto: Alice Souza/Divulgação

O Festival Do Frevo ao Jazz realiza sua segunda edição a partir desta quinta-feira (12). Idealizado pelo maestro Spok e a Jaraguá Produções, o evento segue até o domingo (15), com uma programação que reúne rodas de conversa, oficinas e shows gratuitos.

As apresentações musicais ocorrem no Palco Cidade da Música, montado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. A abertura fica por conta do show “Frevo para ouvir deitado”, de Mônica Feijó, às 19h. Em seguida, sobem ao palco Augusto Silva & Frevo Novo, com “Quebra-cabeça”, às 20h10, e Henrique Albino Quarteto, com “Música Troncha”, às 20h20.

A grade de show traz ainda nomes como Laís de Assis, Mônica Salmaso e César Michiles. O encerramento, no domingo (15), conta com Orquestra 100% Mulher, Rubacão Jazz e Spok Frevo Orquestra.
 

No Paço do Frevo, ocorrem as rodas de conversa do festival, das 10h às 12h. Nesta sexta-feira (13), estarão reunidas Carmen Pontes e Gabi Apolônio para falar sobre a presença das mulheres no universo do frevo. 

Também serão realizadas oficinas descentralizadas, em parceria com grupos culturais como o Bongar, na comunidade Nação Xambá; o Grêmio Henrique Dias, no Sítio Histórico de Olinda, e a Orquestra Criança Cidadã, no bairro do Coque. 

Para Spok, que é um  dos curadores da programação, o frevo e o jazz são duas forças incríveis, que carregam o poder de seus lugares. “Um conseguiu sistematizar e se espalhar de uma forma gigantesca pro mundo. E o outro está começando. O jazz está ajudando o frevo a ir para lugares cada vez mais distantes. São duas expressões poderosíssimas, de resistência muito grande e que estão mais do que nunca juntos”, aponta.

O Festival Do Frevo ao Jazz     retorna ao público após um hiato de seis anos. A curadoria é assinada pela Spok Frevo Orquestra (Spok e Gilberto ‘Giba’ Pontes) e a produção geral é da Jaraguá Produções, com Luiz Barbosa na direção geral e Carol Ferreira na produção executiva. O projeto conta com incentivo do Governo do Estado, via Funcultura, e apoios do Paço do Frevo e da Prefeitura do Recife.
 

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter