Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

Festival Panela do Jazz divulga programação da edição 2021

Evento reúne expoentes da música pernambucana

Dois de Paus é uma das atrações do eventoDois de Paus é uma das atrações do evento - Foto: Divulgação

O festival pernambucano Panela do Jazz chega a sua terceira edição nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro. Desta vez, o evento, considerado um dos principais espaços de projeção do gênero no estado, será totalmente virtual, devido à pandemia.

Após reunir mais de 10 mil pessoas no Poço da Panela durante as versões presenciais, o festival, agora virtual, vai reunir expoentes da música pernambucana que trazem em suas trajetórias elogiadas apresentações Brasil afora. 

O primeiro dia da programação conta com shows de Dois de Paus (com participação de Nena Queiroga), Augusto Silva & Frevo Novo e Amaro Freitas Trio. O segundo tem Agláia Costa, Sertão Jazz (com Amanda Cabral e Karol Maciel) e Spok Quinteto (com Maíra e Moema). 

Os artistas subirão ao palco montado no Fábrica Estúdio, com obediência aos critérios sanitários definidos, e terão as performances transmitidas ao vivo pela plataforma do Panela no YouTube e nas redes sociais. 

O homenageado da edição virtual é o multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos, maestro, arranjador e compositor. Já o tema deste ano é “A musicalidade afro-brasileira no experimentalismo do jazz”, inspirado na vida e na vasta produção do artista nascido em Serra Talhada, Sertão do Estado, radicado nos Estados Unidos e consagrado em palcos internacionais através de obras icônicas e parcerias celebradas com nomes da dimensão de Vinicius de Moraes e Kenny Burrell.

A curadoria do evento está a cargo do contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical Bráulio Araújo, uma das metades do Dois de Paus, escalado para o festival. O Panela de Jazz, aliás, conta com incentivo da Lei Aldir Blanc.

“Montamos uma grade para mesclar tanto artistas com nomes consolidados na cena como novos talentos surgidos em Pernambuco, atrações bem-sucedidas na habilidade de fazer jazz e revisitar a tradição da nossa música. Tudo sob a influência do maestro Moacir Santos, a quem vão render tributos musicais. Todos nós já bebemos da fonte infindável da música dele, essa influência riquíssima da música afro-brasileira instrumental”, comenta Bráulio.

Oficinas

O evento também conta com oficinas musicais gratuitas nos dias anteriores aos shows. A programação é baseada na carreira de Moacir Santos e traz ações educativas, culturais e comunitárias com relevância social e histórica. Estão programadas quatro aulas de uma hora cada para os dias 18 e 19 de fevereiro. As formações serão ministradas online pelo maestro Spok e pelo pianista Amaro Freitas, no primeiro dia, e pela percussionista Lara Klaus e pelo guitarrista Luciano Magno, no segundo dia.


SERVIÇO

Panela do Jazz - edição especial em homenagem a Moacir Santos
Quando: de 18 a 21 de fevereiro
Shows do dia 20, a partir das 16h: Dois de Paus com Nena Queiroga, Augusto Silva & Frevo Novo, Amaro Freitas Trio
Shows do dia 21, a partir das 16h: Agláia Costa, Sertão Jazz com Amanda Cabral e Karol Maciel, Spok Quinteto com Maíra e Moema
Onde assistir: canal do Panela do Jazz no YouTube


Oficinas
Dia 18: às 18h, masterclass de sax com Maestro Spok e, às 20h, masterclass de piano com Amaro Freitas 
Dia 19: às 18h, masterclass de percussão com Lara Klaus, e às 20h, masterclass de guitarra com Luciano Magno
Quanto: gratuitas
Inscrições: poderão ser feitas de 1/2 a 15/2 pelo site ou aplicativo do Sympla, com limite de 30 pessoas por aula

Veja também

Samba de Jorge celebra primeiro ano de vida com edição especial no dia 26 de outubro, na Torre
Música

Samba de Jorge celebra primeiro ano de vida com edição especial no dia 26 de outubro, na Torre

Raquel Brito recebe alta após 5 dias internada, mas deve ficar sob observação médica; entenda
CELEBRIDADES

Raquel Brito recebe alta após 5 dias internada, mas deve ficar sob observação médica; entenda

Newsletter