Cultura+

Festival VerOuvindo traz acessibilidade com sessões descentralizadas no Recife e em outras cidades d

Festival começa nesta terça-feira (23) sua quinta edição, levando filmes com acessibilidade comunicacional a cinemas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e Vitória do Santo Antâo

Exibição dos filmes é aberta para pessoas com e sem deficiência, e além delas o evento também oferece palestras e oficinasExibição dos filmes é aberta para pessoas com e sem deficiência, e além delas o evento também oferece palestras e oficinas - Foto: Manuela Salazar/Divulgação

A partir desta terça-feira (23), começa a quinta edição do VerOuvindo, um festival de filmes com acessibilidade comunicacional que promove atividades formativas e sessões de cinema voltadas para públicos com deficiência do Recife e de outras cidades pernambucanas.

As atividades ocorrem no Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Vitória de Santo Antão, e são gratuitas e abertas também para quem não tem deficiência. Apesar de já ter sido realizado nos últimos quatro anos, essa é a primeira vez que o festival tem sessões descentralizadas, incluindo público com deficiência de outras cidades da região metropolitana.

O festival inicia com exibições dos curtas pernambucanos "Coleção", de André Pinto e Henrique Spencer; "Cor de Pele", de Livia Perini; e "Nova Iorque", de Leo Tabosa. Os curtas serão exibidos com recursos de audiodescrição, legendas descritivas e Libras, em Vitória (às 9h30, no teatro Silogeu Professor José Aragão) e em Jaboatão (às 14h30, no Cine Teatro Samuel Campelo). 

Já nesta quarta-feira (24) começa a Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição, no Cinema da Fundação, no bairro do Derby, no Recife. Estão concorrendo 21 filmes, que foram produzidos em oito estados brasileiros e que disputam, nas categorias Animação, Documentário e Ficção, a prêmios de R$ 1.500.

Para crianças

Na quinta-feira (25), havera uma sessão especial (com ajustes na luz, áudio e outros elementos) voltada para crianças com necessidades especiais, como autismo, com a exibição do fime "Garoto Cósmico", de Alê Abreu, no Cinema do Museu, em Casa Forte. Na sexta-feira (26) e sábado (27), serão exibidos o primeiro e o último filmes do cinesta Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus", de 2005, e "Estou me guardando para quando o carnaval chegar", de 2019).

Leia também:
Mostra Pajeú de Cinema divulga filmes selecionados
Curta Taquary segue até domingo com exibições gratuitas no Agreste
Morre o diretor Diego Galán, figura de destaque do cinema espanhol


Haverá também palestras, discussões e masterclasses sobre o assunto, como "Pensando o cinema como inclusão", com Jeorge Pereira, e "Legenda para surdos e ensurdecidos no audiovisual: por entre colchetes e notas musicais", com Flávia Machado, ambas na sexta-feira (26); e a oficina "Produção de Janela de Libras para cinema", com Carlos Oliveira e Alessandro Vasconcelos, no sábado (27). No sábado, haverá um show acessível com a cantora Luiza Caspary, no espaço Sinspire, no Bairro do Recife, a partir das 20h.

Liliana Tavares, idealizadora do VerOuvindo

Liliana Tavares, idealizadora do VerOuvindo - Crédito: Jose Britto/Folha de Pernambuco



Segundo Liliana Tavares, que é a idealizadora do festival, a programação do VerOuvindo está contemplando tanto as demandas do público com deficiência, como a formação dos profissionais da acessibilidade (como intérpretes, audiodescritores, tradutores e legendistas), para os quais haverá palestras específicas, tratando de programas especializados e outros temas. A organização do evento realizou convites a diversas entidades representativas de pessoas com deficiências, que virão de vários municípios pernambucanos (como Garanhuns, a 230km da capital) para participar do VerOuvindo.

Serviço
Festival VerOuvindo

De 23 a 28 de abril de 2019
Maiores informações no site do festival VerOuvindo 

Veja também

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS
rio grande do sul

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

Roque, assistente de Silvio Santos, está internado após sangramento no crânio
televisão

Roque, assistente de Silvio Santos, está internado após sangramento no crânio

Newsletter