Festival VOX promove atividades gratuitas em cem polos no Recife

O evento terá início no dia 6 de setembro e seguirá durante todo o mês com palestras, workshops e debates em diversos polos da cidade

A dupla Anavitória fará o encerramento do festival no dia 29 de setembroA dupla Anavitória fará o encerramento do festival no dia 29 de setembro - Foto: Reprodução/ Instagram

Visando ao compromisso com o engajamento cívico, a economia criativa, o empreendedorismo social e a solidariedade, o Festival VOX chega a sua sexta edição com a temática ‘Novos Olhares’. Durante os 23 dias de evento, que tem início no dia 6 de setembro, ocorrerão palestras, oficinas, cursos de capacitação, debates, workshops e serviços de saúde, todos gratuitos para a população.

Serão implantados cem polos de programação espalhados por toda a cidade do Recife, e cerca de 200 voluntários e 50 projetos sociais estarão participando ativamente das ações realizadas.

O idealizador do festival, Fábio Silva, comemora mais um ano de VOX. “Teremos VOX esse ano e com muitas novidades. Vivemos um período turbulento, recheado de notícias duras e pesadas. A população precisa de festividades leves, gratuitas, que despertem a vontade de participar, interagir”, pontuou.

O evento promovido pelo Porto Social, uma incubadora de projetos sociais que atua na cidade desde 2016, permite que as iniciativas ganhem impulso e maior visibilidade. Entre os projetos participantes deste ano estão a ONG Novo Jeito, Sons do Silêncio, Onda Limpa, Por ela, Cores do Amanhã, Instituto Passo de Anjo e o Coletivo Ubuntu.

Leia também:
Garden Plaza Festival celebra Dia dos Pais com música e cerveja
Festival de Frevo premia compositores; veja como se inscrever

O Onda Limpa, projeto social que conseguiu recolher 7 mil toneladas de lixo em 4 anos, no bairro de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, apenas com uma bicicleta, participa pelo segundo ano consecutivo do festival. “É importante, gera bastante visibilidade para a gente, principalmente agora que esperamos ampliar a causa”, contou o criador da iniciativa Estevão Santos.

Ao longo do mês, os dias serão tipificados em diversas áreas especificas. A apresentadora Fátima Bernardes comanda a abertura, conversando com os participantes e empreendedores sociais.

Às segundas-feiras, serão realizadas a ‘segunda cult’, com programação teatral e de cinema. Às terças-feiras, haverá debates e rodas de conversa no Porto Social, na Ilha do Leite. Às quartas-feiras, o Museu Cais do Sertão recebe o ‘Mega Vox ’ que consiste em personalidades importantes do cenário artístico e cultural em diálogo com os projetos sociais.

Às quintas-feiras, o Porto Social abre espaço para discussão sobre a economia criativa. Às sextas ocorre a “Happy Hour”, na galeria Joana D’arc, no Pina, com DJ's para agitar o público após debates. Já aos sábados, a programação é totalmente voltada para o âmbito das comunidades, com ações de voluntariado em abrigos e instituições sociais.

O evento vai para além das atividades culturais nas periferias. Também atuará dentro das escolas públicas e faculdades, incentivando e promovendo o diálogo com os jovens por meio de conteúdos na área da saúde e na esfera social com assuntos como o racismo e desigualdades.

O encerramento será no último domingo do mês, dia 29 de setembro, no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, e quem comandará o agito será a dupla Anavitória, Elba Ramalho e a pernambucana Carol Levy.

Os interessados em  participar das oficinas, workshops ou rodas de conversa podem se inscrever online através do site do evento

Veja também

Drica Moraes diz que criou relação com homem que doou medula para ela: 'Meu oitavo irmão'
famosos

Drica Moraes diz que criou relação com homem que doou medula para ela: 'Meu oitavo irmão'

Boom de novos assinantes que Netflix vivenciou na pandemia perde força
streaming

Boom de novos assinantes que Netflix vivenciou na pandemia perde força