FIG 2022

FIG 2022 divulga programação completa; confira as atrações

Festival de Inverno de Garanhuns retorna com shows de 15 a 31 de julho

Gal CostaGal Costa - Foto: Manuela Scarpa/Brazil News/Divulgação

Depois de um hiato de dois anos, o Festival de Inverno de Garanhuns está de volta. A 30ª edição do FIG, que ocorre de 15 a 31 de julho, teve a sua programação completa divulgada nesta quinta-feira (30). Entre as atrações confirmadas, estão nomes como Gal Costa, Xamã, Pitty, Filipe Ret, Baco Exu do Blues, Nando Reis e Duda Beat. 



Neste ano, o evento será ampliado, contando com mais de 800 atrações em 24 polos culturais, ao longo de 15 dias de programação. "Depois de um  momento tão difícil de pandemia, chegou a hora de pensar na construção de um Fig maior do que já era. Levei essa proposta para o governador, que abraçou a ideia", comentou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. 


O Governo de Pernambuco, por meio Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), investe cerca de R$ 23 milhões nesta edição do FIG. Já o aporte da Prefeitura de Garanhuns é de R$ 3,5 milhões. 

Toda a programação do festival é oferecida gratuitamente ao público. Além dos shows, há atividades de literatura, formação, teatro, circo, audiovisual, dança, cultura popular, patrimônio, design, moda, artes visuais, fotografia e artesanato.

Uma das novidades deste ano é a realização de ações descentralizadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, em Garanhuns, além da volta do Polo Castainho, no Quilombo Castainho, localizado na Zona Rural do município. O Palco Mestre Dominguinhos segue abrigando as principais apresentações musicais do festival, que também ocupará praças, igreja, parques pavilhões e outros espaços espalhados pela cidade.

Outra inovação deste ano é a criação do Palco Estação, no Teatro Luiz Souto Dourado. O polo vai abrigar apresentações musicais intimistas e voltadas para um público máximo de 600 pessoas. Entre os artistas confirmados,  estão Adriana Calcanhoto, Cátia de França, Áurea Martins, Geraldo Maia e PC Silva. 

Além de celebrar as suas três décadas de trajetória, o FIG vai homenagear nomes da cultura pernambucana e nacional. O movimento Manguebeat, que completa 30 anos em 2022, será festejado ao longo da programação, assim como a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho. O bailarino André Madureira, a atriz Geninha da Rosa Borges, o fundador do Boi da Macuca, Zé da Macuca, os músicos Henrique Annes, Guitinho da Xambá e Paulo Rafael, falecidos recentemente, também entram na lista de reverências. Já Índia Morena, Patrimônio Vivo do Estado, terá seu nome estampado na lona de circo do FIG.

Veja também

João Gomes anuncia rapper L7nnon como segundo convidado de DVD que será gravado no Marco Zero
MÚSICA

João Gomes anuncia rapper L7nnon como segundo convidado de DVD que será gravado no Marco Zero

Atriz Anne Heche está intubada e estável após grave acidente de carro nos EUA
hospitalizada

Atriz Anne Heche está intubada e estável após grave acidente de carro nos EUA