Cinema

Filme de estudante da UFPE é selecionado para festivais na França e nos Estados Unidos

O documentário "Elos da Matriarca" aborda a trajetória de vida da avós do jovem diretor Thor de Moraes Neukranz

Documentário "Elos da Matriarca" Documentário "Elos da Matriarca"  - Foto: Divulgação

O documentário “Elos da Matriarca” foi selecionado para dois festivais internacionais que ocorrem nos próximos meses. O filme é dirigido por Thor de Moraes Neukranz, estudante do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

A produção foi selecionada para a 17ª edição do Festival Brésil en Mouvements, que será realizado de 1º a 3 de outubro, no Cinéma Les Parnassiens, em Paris, França. Além disso, foi escolhida para o First Nations Film and Video Festival, em Chicago, nos Estados Unidos, de 1º a 10 de novembro.

O documentário usa imagens de arquivo da família do pernambucano e foi filmado no bairro de Água Fria, em Recife, onde ele vive. “Elos da Matriarca” retrata a vida da avó de Neukranz, Luzinete Lupercina, ao longo de 25 anos, das animadas festas da família nos anos 90 até a dramática luta contra a pandemia de Covid-19.
 

Para conseguir participar presencialmente da sessão do filme em Paris, o estudante da UFPE lançou uma campanha de financiamento coletivo. A obra é o trabalho de conclusão do curso do realizador, que misturou técnicas e estéticas audiovisuais.

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter