Cinema

Filme do pernambucano Marcelo Gomes é indicado ao Festival de Berlim

"Joaquim" conta a história de Tiradentes; curta pernambucano "Estás vendo coisas" também entrou na disputa dos curtas

No ato, secretário falou das conquistas para o segmento nos últimos anos No ato, secretário falou das conquistas para o segmento nos últimos anos  - Foto: Divulgação

A vida do mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, virou filme pelas lentes do pernambucano Marcelo Gomes, em “Joaquim”. O longa foi anunciado nesta terça-feira (10) como um dos indicados à mostra competitiva do prestigiado Festival de Berlim, que ocorre em fevereiro.

“Joaquim” disputa o prêmio com outros filmes como “Mr. Long” e o austríaco “Wild Mouse”. O longa ainda não tem data de estreia no Brasil. O produtor garante que o lançamento deve ser ainda em 2017, em parceria com a distribuidora Imovision. “Nosso esforço total agora vai para essa estreia em Berlim”, diz. O elenco traz o paulista Júlio Machado (“Velho Chico”) como Tiradentes, além de atores portugueses e africanos.

“O Brasil, especialmente Minas, nessa época, era uma grande Babel. Quisemos ter essa mistura representada no filme”, aponta Marcelo. O festival será realizado em fevereiro deste ano, com júri presidido por Paul Verhoeven.

Também pernambucano, o curta-metragem “Estás Vendo Coisas”, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, concorre na mostra de curtas. Na trama, o cenário da música brega recifense é visto por dentro. Na competição, 23 filmes de 19 países disputam o Urso de Ouro e o Urso de Prata da categoria e uma nomeação para o Prêmios do Cinema Europeu, a ser entregue ainda em 2017.

Confira um teaser de "Estás vendo coisas":

Veja também

Jorge Du Peixe lança 'Rei Bantu' em homenagem a Luiz Gonzaga
Música

Jorge Du Peixe lança 'Rei Bantu' em homenagem a Luiz Gonzaga

Federação global de cinema culpa governo Bolsonaro por incêndio na Cinemateca
Cinemateca Brasileira

Federação global de cinema culpa governo Bolsonaro por incêndio