Cultura+

Filme 'Marighella', de Wagner Moura, tem estreia confirmada

Longa-metragem sobre o guerrilheiro brasileiro Carlos Marighella chegaria aos cinemas brasileiros em novembro de 2019, mas teve estreia adiada por problemas na liberação de recursos da Ancine

O filme "Marighella" teve a estreia no Brasil adiadaO filme "Marighella" teve a estreia no Brasil adiada - Foto: Reprodução/ Instagram

O primeiro longa-metragem dirigido pelo ator Wagner Moura, “Marighella”, ganhou finalmente uma data de estreia. Após enfrentar dificuldades com a liberação de recursos da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o filme chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de maio.

Com Seu Jorge no papel-título, o longa conta a história de Carlos Marighella, guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar no Brasil. O elenco conta ainda com nomes como Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Bella Camero, Herson Capri, Humberto Carrão, Jorge Paz e Luiz Carlos Vasconcelos.

Coproduzido por O2 Filmes, Globo Filmes e Maria da Fé, o filme já passou por 30 festivais em seis continentes. O lançamento no Brasil estava inicialmente previsto para novembro de 2019, mas a estreia precisou ser adiada após a O2 ter dois pedidos negados pela Ancine, relativos ao reembolso de despesas pagas e ao adiantamento de verba destinada à comercialização do longa.

Leia também:
'Ancine está destruída', diz Wagner Moura ao exibir 'Marighella' em Nova York
Wagner Moura diz que há censura no Brasil em sessão de 'Marighella' em Lisboa


Em entrevista publicada pelo jornalista Leonardo Sakamoto em sua coluna no site Uol na última terça-feira (14), Wagner Moura afirmou que o longa não foi lançado ainda por questões políticas. “É uma censura diferente, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não tenho a menor dúvida de que 'Marighella' não estreou ainda por uma questão política”, afirmou.


Veja também

Show de João Gomes no Marco Zero reuniu 150 mil pessoas, diz organização
João Gomes no Marco Zero

Show de João Gomes no Marco Zero reuniu 150 mil pessoas, diz organização

Angelina Jolie diz que se sentiu refém de Brad Pitt em viagem de avião em família; entenda
Celebridades

Angelina Jolie diz que se sentiu refém de Brad Pitt em viagem de avião em família; entenda