Cultura+

Filme político do chinês Zhang Yimou é retirado do Festival de Berlim

A obra de Zhang se passa durante o período da Revolução Cultural, época conturbada e marcada pela violência e vista como um tabu na história do Partido Comunista, que governa o país até hoje.

O filme One Second é o longa dirigido por Zhang YimouO filme One Second é o longa dirigido por Zhang Yimou - Foto: Reprodução/Baixiaoyan

O filme "One Second", novo longa dirigido pelo chinês Zhang Yimou, foi retirado da competição principal do Festival de Berlim, mostra de cinema em que faria a sua estreia mundial. A informação, que começou a circular no Weibo, a versão chinesa do Twitter, foi confirmada pela revista Variety.

Segundo a publicação americana, especula-se que a sua retirada tenha a ver com questões políticas. Isso porque a obra de Zhang se passa durante o período da Revolução Cultural, época conturbada e marcada pela violência e vista como um tabu na história do Partido Comunista, que governa o país até hoje.

Leia também:
Filme da Mongólia sobre ovo de dinossauro conquista crítica em Berlim
Padre tenta barrar filme de François Ozon em Berlim
Pernambuco desembarca no Festival de Berlim, com filme gravado em Toritama


O longa concorreria ao Urso de Ouro, o prestigioso prêmio principal do evento.
Uma semana atrás, outro título chinês, "Better Days" foi misteriosamente retirado da programação do festival alemão. A trama do longa de Derek Kwok-cheung Tsang é descrita como um "melodrama que trata das forças políticas e sociais da China atual e como elas mexem com dois indivíduos".

A justificativa oficial no caso de "Better Days" foi que faltavam autorizações oficiais, emitidas pelo governo chinês, para que o filme saísse do país. O Festival de Berlim não explicou o motivo por trás da retirada de "One Second".

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter