Filme sul-coreano 'Burning' vence prêmio da crítica em Cannes

Dirigido pelo sul-coreano Lee Chang-dong, longa-metragem é baseado em conto do japonês Haruki Murakami

Cena do filme sul-coreano "Burning"Cena do filme sul-coreano "Burning" - Foto: Divulgação

"Burning", dirigido pelo sul-coreano Lee Chang-dong, foi escolhido como o melhor filme da competição do Festival de Cannes, segundo a crítica. A vitória foi anunciada na tarde deste sábado (19), poucas horas antes da divulgação da Palma de Ouro, eleita pelo júri.

Baseado em conto do japonês Haruki Murakami, o filme se desenrola sob a perspectiva de Lee Jong-soo (Yoo Ah-in), jovem do interior que se muda para Seul e reencontra Haemi (Jeon Jong-seo), uma garota que insiste ter sido sua vizinha na infância.

O aspirante a escritor se interessa por Haemi imediatamente, mas quando ela some inexplicavelmente, ele passa a suspeitar do recém-chegado Ben (Steven Yeun), playboy com apetite por incendiar estufas.

Leia também:
Filme sobre comunidade indígena brasileira é premiado em Cannes
Lars von Trier polemiza no Festival de Cannes


O prêmio é concedido pela Fipresci, organização que reúne críticos de cinema de vários países. A entidade também votou em "Girl", produção belgo-holandesa dirigida por Lukas Dhont, como o melhor filme da seção Um Certo Olhar. A obra conta a história de uma menina transgênero que sonha em se tornar uma bailarina.

Na mostra Semana da Crítica o vencedor foi "One Day", da húngara Zsófa Szilagyi, sobre uma mulher de vida atribulada que tem de lidar com o marido adúltero.

Veja também

Gilú Amaral celebra carreira com show gravado no Teatro do Parque
Concerto

Gilú Amaral celebra carreira com show gravado no Teatro do Parque

Pra quando a pandemia passar: Que tal curtir uma casa na montanha no Canadá?
FOLHA TURISMO

Pra quando a pandemia passar: Que tal curtir uma casa na montanha no Canadá?