Filmes, livros e séries para curtir a anos-luz da folia

Selecionamos uma lista diversa para quem prefere ficar em casa, curtindo o ócio criativo, durante os quatro dias do reinado de Momo

Selecionamos filmes, livros e séries para você se manter entretido longe da foliaSelecionamos filmes, livros e séries para você se manter entretido longe da folia - Foto: Divulgação

Há gente que não suporta Carnaval. Que se pudesse passaria a anos-luz de qualquer acorde de "Vassourinhas". No lugar de colocar um sapato confortável, vestir a fantasia mais reluzente e ir atrás do bloco do coração, estas pessoas sonham em ficar no conforto do seu lar, de pernas para o ar, curtindo a folga do feriado em estado de "ócio criativo". Para quem quer ficar longe da folia, selecionamos alguns filmes, livros e séries que podem ajudar a ocupar o tempo e usufruir destas formas de entretenimento.

Leia também:
'Lady Bird' aborda a sutileza das transições
Série 'One Day At A Time' aborda temas difíceis com humor
Livro 'No seu pescoço' reúne 12 contos sobre cultura e preconceito


FILMES


Para ver em família
Em uma aventura inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, "Viva - A vida é uma festa" traz Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso. Com a desaprovação da família e a proibição de qualquer tipo de música em sua casa, Miguel se rebela e acaba preso no Mundo dos Mortos, lugar onde habitam seus antepassados, e precisa encontrar uma maneira de retornar ao mundo real. Lá, se depara com lições sobre a vida, lembranças e família. O filme continua em cartaz nos cinemas.

Entre o poético e o realismo fantástico
"A Forma da Água", filme que parece ser a grande aposta do Oscar 2018, liderando com 13 indicações, continua em cartaz nos cinemas da cidade. Trata-se da história de Elisa (Sally Hawkins), zeladora de um laboratório onde um homem anfíbio (Doug Jones), espécie de criatura aquática com estatura humana, é mantido em cativeiro para ser vítima de experiências. A partir de um encontro cheio de significados e identificação com o outro, Elisa decide elaborar um plano para ajudá-lo a escapar.

Para o público adulto
Quem vem acompanhando nos últimos anos a história erótica da saga “Cinquenta Tons de Cinza” pode conferir, durante o feriado, o último capítulo trilogia: “Cinquenta Tons de Liberdade” está em semana de estreia e traz Anastasia (Dakota Johnson) e Christian (Jamie Dornan) prestes a se casarem, mas reviravoltas testarão a durabilidade do casal e questionaram seu “felizes para sempre”.

Comédia romântica para ver em casa
Estreia hoje na Netflix o filme “Quando nos conhecemos”, uma comédia leve para relaxar no combo sofá e pipoca. Ele conta a história de Noah (Adam Devine), que, com uma cabine fotográfica mágica, volta no tempo e revive repetidamente a noite em que conheceu Avery (Alexandra Daddario), e segue tentando conquistá-la.

Aventuras entre as estrelas do seu sofá
Quem gosta de filmes de heróis, mas nem sempre consegue assisti-los no cinema, nada tema: a Netflix acaba de disponibilizar o primeiro longa de “Guardiões da Galáxia”, história sobre uma equipe incomum de extraterrestres que se aventura no espaço tentando roubar um objeto de valor de um vilão traiçoeiro. Na jornada, acabam descobrindo que tal objeto é capaz de mudar os rumos do universo.

Livros para ler no Carnaval

 

LIVROS

Me chame pelo seu nome / André Aciman
O livro que inspirou o filme homônimo, concorrente do Oscar, traz uma narrativa intensa sobre o romance entre Elio e Oliver, duas pessoas que se conhecem durante um verão na Itália. Acompanhando o fluxo de pensamentos de Elio, é possível refletir, junto ao jovem, sobre sexualidade, amor e descoberta de si, enquanto se explora o jogo de sedução e a paixão entre ele e Oliver.

Todo dia a mesma noite / Daniela Arbex
Do subtítulo, “A história não contada da Boate Kiss”, já se sabe o que esperar: uma narrativa pesada, repleta de dor, tristeza e saudade. Mas também uma oportunidade de rememorar, de se refletir sobre erros e de descobrir que, diante de uma tragédia, é o melhor que se sobressai dentro das pessoas. Arbex conversa com familiares, funcionários e sobreviventes testemunhas do incêndio da Boate Kiss.

Filhos da Degradação / Felipe Castilho
O primeiro livro da saga “Ordem Vermelha” apresenta um mundo distópico, com ar medieval, em que raças como humanos, anões, gigantes, sinfos e kaorshs são submetidos à servidão eterna em prol da deusa-soberana Una, que reina há mil anos. Alguns indivíduos, então, começam a tramar um plano para derrubar a deusa e se verem, enfim, livres.

Nimona / Noelle Stevenson
Humorada e leve, a história em quadrinhos brinca de forma subversiva com estereótipos e rótulos como “vilão” e “herói”. É que Nimona, baixinha, gordinha e de cabelo raspado, é uma anti-heroína que não aceita ser definida por ninguém, nem mesmo seu chefe, Lorde Ballister Coração-Negro, que, apesar de ter sido dado o papel de vilão da história, de vilão não tem nada.

Black Hole / Charles Burns
Dentro de um cenário de horror, a HQ conta a história de adolescentes em processo de descobertas: a transição para a vida adulta, a iniciação sexual, as oscilações emocionais, as amizades e os amores em crise. A diferença é uma doença transmissível através do sexo, cujos sintomas são mudanças físicas monstruosas.

Séries para maratonar no Carnaval


SÉRIES

Direto da Espanha
Lançada, sem grandes alardes, a minissérie acabou conquistando o público por conta de sua trama repleta de drama e suspense. No enredo, um grupo de assaltantes invadem a Casa da Moeda da Espanha, a fim de imprimir o seu próprio dinheiro. Para isso, fazem dezenas de reféns no local. Originalmente realizada em 15 episódios, a obra foi adquirida pela Netflix que redistribuiu os episódios. Os nove episódios iniciais da versão espanhola resultaram em 13 pelo serviço de streaming. Os demais estão previstos para serem lançados no dia 6 de abril.

Comédia leve e agradável
Não tem mais desculpa para ficar atrasado na comédia "Brooklyn Nine-Nine": a Netflix acaba de lançar a quarta temporada da série televisiva. Curtinha e leve, com episódios de 20 minutos, é um bom programa para curtir, com leveza, o período de Carnaval em casa. A trama acompanha uma delegacia de polícia no distrito de Brooklyn, e tudo muda quando chega um novo capitão para ficar a frente da equipe de detetives.

Maratona dos mortos-vivos
Para quem quer acompanhar a série de zumbis "The Walking Dead", mas se perdeu pelo meio das temporadas, o canal de TV a cabo Fox fará uma maratona acelerando os episódios em 30%. Ou seja, no lugar de 35 horas, a maratona terá 24 horas de duração. A "Maratona acelerada" começa às 22h30 do sábado (horário local) e passará pela quinta, sexta e primeira parte da sétima temporada. Na sequência, a emissora estreia a segunda parte da temporada atual.

 Ficção científica a todo vapor
Os fãs de ficção científica podem aproveitar o tempo de folga para conferir a nova série da Netflix "Altered Carbon". Baseada no livro de Richard K. Morgan, a produção traz uma narrativa futurística, quando a sociedade se acostumou à prática de corpos. Nesse meio, um milionário contrata o mercenário Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman), que acorda em outro corpo 250 anos depois, para investigar o próprio assassinato.

Veja também

Espaço Cultural Boa Viagem terá lançamento com show, palestra e lançamento de livros
Zona Sul

Espaço Cultural Boa Viagem terá lançamento com show, palestra e lançamento de livros

Priscilla Alcantara mostra bastidores da gravação de 'Vou Voar', tema de filme da Netflix
Netflix

Priscilla Alcantara mostra bastidores da gravação de 'Vou Voar', tema de filme da Netflix