ONLINE

'Fim de Jogo', de Beckett, no Palco Virtual

Peça com Renato Borghi pode ser vista de graça de hoje a 7

Renato BorghiRenato Borghi - Foto: Divulgação

Há quatro anos, o ator Renato Borghi foi submetido uma série de operações na coluna que o deixaram sem andar por semanas. De carreira de rodas, ele se viu totalmente dependente de Elcio Nogueira Seixas, com quem divide o grupo Teatro Promíscuo e o apartamento. O absurdo da situação logo remeteu a "Fim de Jogo", peça de Samuel Beckett sobre a relação entre um patrão e um empregado isolados num abrigo em meio a um cenário pós-apocalíptico. Enquanto o patrão, Hamm, é cego e tetraplégico, o empregado, Clov, tem uma doença que o impede de se sentar. A dupla passa o espetáculo inteiro sem sair do lugar, andando e falando em círculos.


Na época Borghi e Seixas tiveram dificuldade para encontrar um palco e acabaram encenando dentro de casa, sob a direção de Isabel Teixeira. E assim foi por meses para desespero inicial dos vizinhos.


"Mal sabíamos que era tudo um ensaio para agora", diz Seixas. Desde meados de março, os intérpretes estão confinados, tal qual Hamm e Clov, naquele mesmo apartamento. Como Borghi tem 83 anos, o esquema é de lockdown. E foi por isso mesmo que o texto doeu mais, conta o ator, um dos mais importantes da cena atual e fundador do Teatro Oficina ao lado de José Celso Martinez Côrrea. "A peça me tocou nos nervos, na minha situação de confinado, na minha condição de grupo de alto risco." Seixas concorda: "Agora que fomos entender de verdade o espetáculo. Antes estávamos só fazendo teatro."


Fez sentido, portanto, retomar a montagem no Palco Virtual, que o Itaú Cultural estreou na semana passada. O projeto exibe, à distância, espetáculos inéditos e montagens recentes, além de curtas, no site itaucultural.org.br, às 21h, de forma gratuita.


Apesar de o cenário ser o mesmo, ele volta numa versão um pouco diferente daquela apresentada no apartamento há quatro anos. Desta vez, a peça de quase duas horas foi dividida em capítulos já filmados e transmitidos entre hoje e a próxima terça (7).

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter