Finalistas do Festival Nacional do Frevo começam a ser definidos

As próximas semifinais da competição do Festival de Frevo, promovido pela Prefeitura do Recife, serão realizadas nos dias 18 e 25, em eventos gratuitos e abertos ao público

Apresentação de etapa do Festival Nacional do FrevoApresentação de etapa do Festival Nacional do Frevo - Foto: Aldemir Marques/Divulgação

Foram definidos os primeiros finalistas do Festival Nacional do Frevo, promovido pela Prefeitura do Recife. Entre os classificados, estão composições para as categorias Frevo de Bloco, Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo Livre Instrumental – Autoral, que continuam na disputa ainda este mês.

Leia também:
Adaptações de quadrinhos brasileiros chegam ao cinema
Paço do Frevo promove oficina para mulheres DJs
Mestres do frevo ganham biografias

Os candidatos se apresentaram pela primeira de três semifinais do concurso, na última sexta-feira (11) no Compaz Ariano Suassuna, e classificaram se para a final as composições “Tempo de Saudade”, de Luiz Guimarães, na categoria Frevo de Bloco; “Adriana no Frevo e Cia”, de Parrô Mello, na categoria Frevo de Rua; “Sabor de Rum Hortelã Café”, de Edinho Queirós, na categoria Frevo Canção e “Tubarão no Circo” de Zé Freire, na categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral.

Os concorrentes se apresentaram acompanhados de um coral feminino e orquestra regida pelo maestro Edson Rodrigues, exceto os dois semifinalistas da categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral, que se apresentaram com formação e músicos próprios.

Compuseram a comissão julgadora, profissionais do cenário musical da cidade do Recife, como Maurício Cavalcanti, músico e compositor; Fabiano Menezes, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Recife; Fabinho Costa, trompetista da Banda Sinfônica do Recife; Julinho do Acordeon, professor do Conservatório Pernambucano de Música; e Maria Flor, atriz, bailarina, cantora e instrumentista.

Para a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, que participou do evento todos os participantes são vencedores. “Neste festival, a vitória é de todos nós, que estamos abrindo espaço para compositores, músicos e público celebrarem o frevo o ano inteiro”, disse.

As próximas semifinais acontecem nos dias 18 e 25 de maio, no Compaz Eduardo Campos, e na área externa do Paço do Frevo, ambas às 19h. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

Cada semifinal selecionará mais quatro finalistas, um de cada categoria. A competição, que celebra uma das mais autênticas e enraizadas manifestações culturais do país, encerra com uma grande apresentação no Teatro de Santa Isabel, no próximo dia 1º de junho, quando serão definidos os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria.

   Prêmio

O Festival Nacional do Frevo irá assegurar material de trabalho e palco para os vencedores. Os primeiros colocados nas cinco categorias participarão da grade de programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e do Carnaval do Recife 2019 e ganharão ainda uma gravação audiovisual da música que defenderam.

Já os segundo e terceiro lugares também participarão da grade do próximo Carnaval do Recife, sendo que o segundo colocado ganhará também uma gravação da sua música vencedora. Haverá premiação ainda para o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, que serão contemplados com a gravação de uma música.

Veja também

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'
Streaming

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19
Coronavírus

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19