Flores comestíveis: o colorido no sabor e no olhar

As flores são utilizadas na cozinha para dar aos alimentos cor, textura, aroma e sabor, contudo há poucos estudos sobre o valor nutricional delas

Flores ComestíveisFlores Comestíveis - Foto: Simone Miranda

Na semana do meio ambiente, a Prefeitura do Recife estará promovendo vários eventos para comemorar e ressaltar a importância do cuidado do meio ambiente. Entre as atividades apresentadas terá uma Oficina sobre Flores Comestíveis: do cultivo à degustação ministrado por Simone Miranda. Local: Econúcleo do Parque da Jaqueira- Parque da Jaqueira – Rua do Futuro, 959, Graças, Recife-PE.

Agenda Holística a partir da 23ª semana de 2018

Diante deste fato, pedi a Simone Miranda para escrever sobre o tema, o qual eu tenho interesse e desejo que desperte o mesmo aos nossos internautas leitores. Boa leitura!

“As flores são uma estratégia evolutiva desenvolvida por plantas para garantir sua perpetuação na Terra. E garantiram muito bem, reconheçamos.Quando fecundadas, as flores geram sementes e frutos.Antes tínhamos apenas os musgos e samambaias, que não produzem flores.

Tal evolução tão magnífica e bela possui várias propriedades úteis para nós, seres humanos. A nossa alimentação tem como base frutos, sementes e raízes oriundos de plantas com flores, como feijão, arroz, trigo, tomate, jerimum, abóboras, batatas, mandioca e tantas outras delícias em nossos pratos.

Quais seriam então as flores comestíveis? Pergunta curiosa para todos nós.

‘No meio da couve-flor tem a flor, que além de ser uma flor tem sabor’. Nem pensamos nisso, mas comemos flores, como brócolis, couve-flor e alcachofra, que são exemplos de flores comestíveis de todo dia.

E quais flores comestíveis que não são de todo dia?

São tantas flores de sabores tão delicados quanto surpreendentes. O México é o país com maior número de receitas com flores, cá entre nós isto ainda é pouco comum.

Algumas hortaliças, como abóboras e quiabo, estamos habituados a consumir apenas seus frutos. Outras espécies nós utilizamos apenas as folhas para temperar nossas receitas, como o manjericão e o coentro. Porém, estes são exemplos de plantas da horta que também podemos aproveitar suas flores no preparo de molhos, sucos, conservas ou simplesmente para enfeitar e dar aroma a saladas e sopas.

Para mim, a flor do jerimum é a grande vedete, por sua versatilidade. As flores do jerimum podem ser usadas de diversas formas: assadas, refogadas, recheadas com queijos, legumes ou carnes, empanadas, servidas como salada ou em sucos. Também as flores de outras abóboras e abobrinhas podem servir para diversas receitas. A ‘abobrinha-de-tronco’ é uma ótima opção para quem tem pequenos espaços para plantio, pois pode ser cultivada em vaso e floresce em trinta dias após a semeadura.

E quais flores do jardim que são comestíveis? Para citar algumas espécies de fácil cultivo em nosso clima: Hibiscos, Cravos, Cravinas, Rosas, Trevos e Ipês são alguns exemplos de flores ornamentais que podem ser degustadas. A relação de flores comestíveis é extensa.

As flores são utilizadas na cozinha para dar aos alimentos cor, textura, aroma e sabor, contudo há poucos estudos sobre o valor nutricional das flores. As plantas necessitam de nutrientes e hormônios durante a fecundação, logo estes elementos estão presentes nas flores e em suas partes (pétalas, ovário, estame etc), mas muito pouco se sabe sobre o conteúdo de nutrientes em flores.

Como nem tudo são flores comestíveis, eu gostaria de ter iniciado o texto falando das plantas tóxicas, devido à importância do tema. Por exemplo, certas plantas como o tomate, consumimos seus frutos, mas não se deve consumir suas folhas e flores, pois são tóxicas. Por isso mesmo, SUGIRO pesquisar sobre a toxicidade das plantas, antes de consumir flores sem conhecer exatamente. A relação de plantas tóxicas também é bem extensa.

E lembrem-se sempre, consumir alimentos orgânicos é fundamental para saúde. Cultive sua horta e jardim livres de adubos químicos e agrotóxicos.

Fica a dica: Pizza com Flores de Jerimum. Bela e apetitosa! E uma salada de flores comestíveis? Colorido no sabor e no olhar.”

Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (agradeço por sempre tirarem minhas dúvidas e contribuírem com os seus textos sempre que solicitados):

Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE. Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

Simone Miranda - Agrônoma especialista em Agroecologia – Recife-Pe. WhatsApp: 99769-5236 - Email: [email protected] - Facebook: https://www.facebook.com/melihortas/

Tiago Franca
– Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

Milhões de beijos iluminados,


Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected]. Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil

Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Documentário sobre a banda Kiss estreia no segundo semestre no Brasil
Rock

Documentário sobre a banda Kiss estreia no segundo semestre no Brasil

Juliette diz que vai gravar a música 'Deus me Proteja' com Chico César
Famosos

Juliette diz que vai gravar a música 'Deus me Proteja' com Chico César