Cultura+

'Foi uma vida incrível', destaca Neném Brennand sobre o pai; veja repercussão sobre a morte de Franc

Francisco Brennand morreu nesta quinta-feira (19), em um hospital do Recife

O escultor, pintor, desenhista e escritor Francisco BrennandO escultor, pintor, desenhista e escritor Francisco Brennand - Foto: Divulgação

Artistas, intelectuais e gestores lamentam a morte de Francisco Brennand. Todos se mostram consternados com a perda do artista plástico pernambucano, cuja obra tem repercussão mundial. Neném Brennand, filha do artista plástico, e Marianna Brennand, sobrinha-neta, conversaram com a Folha de Pernambuco.

Neném Brennand, filha de Francisco Brennand
"Estamos todos muito consternados, mas graças a Deus foi uma vida incrível, muito diferente, como ele sempre viveu, seguindo todas as coisas que queria, produzindo muito".

Marianna Brennand, cineasta e sobrinha-neta de Francisco Brennand
“Eu me sinto muito inspirada pela força criadora que sempre existiu dentro dele e o moveu por toda a vida. Acho que, até o fim, ele viveu pensando em criar e conservar sua obra. O que me conforta é saber que a gente, através da criação do Instituto Francisco Brennand, vai conseguir perpetuar o legado e honrar toda essa obra que ele construiu. Com certeza, ele está entre os maiores artistas brasileiros".

Paulo Câmara, governador de Pernambuco
“Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo. Em meio ao imenso legado que Brennand nos deixa, dois são muito especiais: sua oficina-museu, na Várzea, e o Parque das Esculturas, hoje parte indelével do cenário do Bairro do Recife".

Geraldo Julio, prefeito do Recife
“Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do descanso eterno de Francisco Brennand. O Recife perde um de seus mais talentosos artistas, reconhecido em todo o mundo pela qualidade de seu trabalho. Sua obra, espalhada por toda a cidade em esculturas e painéis, no Parque das Esculturas, no Recife Antigo, e na sua Oficina, no bairro da Várzea, fazem parte do patrimônio cultural e afetivo de toda a cidade". 

Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco:
“É um lamento profundo pela ausência dele, multiartista pernambucano, um dos pilares de nossas artes plásticas, colecionador maravilhoso de obras espalhadas pelo mundo, uma referência que nos orgulha e deixa um legado absurdamente importante. Hoje, neste dia de tristeza, que ele possa encontrar muita paz por tudo que ele deixou de legado para todos nós. Vai ser um dia muito difícil. Tenho orgulho por ter convivido com ele”.

Leda Alves, secretária de Cultura do Recife
“Para mim, como amiga e contemporânea de Francisco Brenannd, é o Recife que sofre e chora sua morte: é rio que para de correr e que sempre nos alimentou do belo que é esta cidade que ele tanto amou e que abrigou a sua arte". 

Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM
É uma grande perda para a cultura de Pernambuco. Ele era um homem extraordinário, um artista reconhecido no mundo e um amigo de Dr. Armando Monteiro Filho, meu pai".

Leia também:
Morre o artista plástico Francisco Brennand, aos 92 anos
[Fotos] Veja obras do artista Francisco Brennand


Deputado Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco:
"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Francisco Brennand, grande artista plástico e um dos maiores nomes da arte pernambucana. Francisco foi, e para sempre será, imortalizado em suas obras e em cada monumento que ele ilustrou sua individualidade artística, mas nunca deixando de exaltar seu lado nordestino"

Desembargador Adalberto de Oliveira Melo, presidente do TJPE
“Francisco Brennand é um homem eterno, artista singular, reconhecido nacional e internacionalmente. Temos, nos prédios do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a honra de abrigar importantíssimas obras de arte feitas por ele, um dos maiores artistas plásticos de nossa história". 

Professor Lupércio, prefeito de Olinda
“Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus mais brilhantes artistas, notícia recebida por mim com profundo pesar. Francisco Brennand era um grande mestre da nossa cultura, levando seus traços de beleza e criatividade para diversas partes do mundo. Suas obras, capazes de traduzir o imaginário popular, nos deixam um legado de talento para as futuras gerações". 

Antônio Campos, presidente da Fundaj
"Tudo o que for dito, a partir desta hora em que celebramos uma longa vida dedicada à cerâmica e à escultura. não se dirá jamais, em totalidade, a grandeza desse homem de inesgotável fonte de genialidade.Tudo em Francisco Brennand era genialidade, no que ele dizia nos seus escritos, no que ele fazia na pintura e na cerâmica. Perdemos um dos mais importantes artistas não só de Pernambuco, mas do Brasil".

Ricardo Leitão, presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)
"Brennand morreu poucos dias após a abertura de uma exposição de seus últimos quadros. Foi assim por toda uma vida de 92 anos: um homem integralmente dedicado ao ato de criar, seja na escultura, na pintura, na gravura, na literatura. Perdemos um artista que viveu intensamente e expressou a sua paixão pela vida em uma obra única em sua modernidade e vigor". 

Marcelo Canuto, presidente da Fudarpe
"Diversos sentimentos nos tomam neste momento da notícia do falecimento de um homem da grandeza de Francisco Brennand, sem dúvidas um dos maiores artistas brasileiros da sua geração. Ao mesmo tempo em que lamentamos a sua partida, um enorme sentimento de gratidão nos toma, por tudo que Brennand criou e hoje compõe um conjunto de valor inestimado para nosso estado e para o país. Uma marca que está hoje espalhada através de suas obras monumentais por todos os cantos da nossa cidade. Brennand era companheiro dos livros, de seus diários, de suas obras de arte, de suas filhas Helena e Neném Brennand. Mas continuará, através de suas magníficas criações, a ser um companheiro do povo brasileiro através da história, que saberá sempre identificar, e ser identificado, pelo legado que ele nos deixa". 

Joaquim Falcão, imortal da Academia Brasileira de Letras
Francisco Brennand fez de sua escultura, filosofia. Fez de seu diário, literatura. Fez de seus amigos, permanência. Fez de sua raiz, Pernambuco Brasil.

Margot Monteiro, diretora do Museu do Estado de Pernambuco
"Homem de inúmeros talentos, como artista plástico, desenhista, pintor, ceramista e verdadeiro arquiteto da natureza. Uma grande personalidade que nos deixa hoje, mas que estará eternizado para sempre na memória e na nossa história da arte brasileira. O legado de sua vida foi um grande presente para todos os pernambucanos".

Tereza Costa Rêgo, pintora
“Estou muito triste. Tivemos a mesma juventude. Só tínhamos ele e eu e agora fiquei sozinha... Relação forte de amor, amizade, companheirismo. Pernambuco ainda não percebeu o que é Brennand”.

Roberto Ploeg, artista plástico
Admiro Francisco Brennand, sua imensa obra e trajetória artística, mas sobretudo o seu jeito  acolhedor e suas conversas sobre arte. Admiro a figura por sua honestidade consigo mesmo e com os outros, algo que transparece na sua arte. Por seu amor a Déborah, que era uma pessoa de grandeza e gentileza. Por sua dedicação total ao ofício de fazer arte. Brennand deixou para todos nós e  gerações vindouras um legado enorme a ser explorado e conhecido". 

Renato Valle, artista plástico
"Um grande Artista, dos maiores do nosso tempo! Que bom que viveu entre nós e que tenha dedicado toda a sua longa vida para construir uma obra tão expressiva nos campos da pintura, desenho e cerâmica. Brennand é o exemplo de que para ser artista é preciso muito esforço e dedicação. Tente imaginar a Oficina Francisco Brennand em qualquer parte desse planeta e verá que ela é (e seria) grandiosa em qualquer Cidade/País. Que bom que ele viveu e realizou toda a sua obra aqui em nossa cidade, aqui entre nós!"

Carlos Pragana, artista plástico
Brennand o mestre dos mestres. Fico triste com a falta que vai fazer para Pernambuco e o Brasil. Da sua conversa que não tinha vontade de ir embora. A qualidade mais importante é a humildade, ele ensinava essa lição, generoso para com todos, escreveu sobre meu trabalho duas vezes, com a maior satisfação, era uma alegria nossos encontros". 

Margarida Cantarelli, escritora
Brennand representa muito para Pernambuco. O seu trabalho, a sua obra, não só na oficina, mas distribuído por Pernambuco e pelo mundo, mostra a força da arte deste homem que soube manter uma linha de trabalho muito original, muito forte, muito própria dele. Acho que Pernambuco perdeu muito, mas ele continuará, através das obras expostas na oficina, tanto escultura quanto pinturas. Brennand é Pernambuco em quadros e esculturas. 

Marcelino Freire, escritor (depoimento postado em rede social)
"GÊNIO / Um grande artista pernambucano nos deixou. Inspirador para o meu trabalho. Aqui, ao lado dele no seu ateliê no Recife. Li idem seus diários. Para Francisco Brennand dediquei, humildemente, o meu mais recente 'Bagageiro'. Deixará exemplo de dedicação e dignidade. E muitas saudades. Descanse em paz, mestre. Gratidão eterna e salve e salve".

 

Veja também

Carência, promessa de beijo e estratégia marcam última Festa do Líder do BBB 24
BBB 24

Carência, promessa de beijo e estratégia marcam última Festa do Líder do BBB 24

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça
Música

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça

Newsletter