São João 2020

Forró tradicional adere às lives no São João

Artistas que costumam animar as festas juninas no Nordeste planejam shows online neste período

Flávio José fará transmissão no dia 23Flávio José fará transmissão no dia 23 - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a celebração junina, que toma conta do Nordeste neste período do ano, será diferente. Em diversas cidades, as tradicionais festas de rua já foram adiadas ou substituídas por projetos alternativos. Os forrozeiros, cujas agendas de shows costumavam lotar nesta época, agora investem no digital para que o público não fique sem o arrasta-pé.

Para alguns dos nomes mais conhecidos do forró pé-de-serra nordestino, a moda das lives ainda causa estranheza. É o caso do paraibano Flávio José, compositor de Tareco e Mariola", "Caia Por Cima de Mim" e outros hinos da música nordestina. Aos 68 anos, ele experimentou sua primeira transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 11 de maio, direto de sua casa em Monteiro, no Sertão da Paraíba. 

“Eu confesso que resisti um pouco a essa história de live. Não queria fazer de jeito nenhum. Foi minha filha que me convenceu, porque o público estava cobrando muito. Fiz essa em maio, que atingiu mais de um milhão de visualizações. Foi quando vi que tinha que marcar outra logo”, conta Flávio José, que já tem uma nova transmissão agendada para o dia 23 de junho, véspera de São João, às 22h, em seu canal no YouTube. Antes dele, se apresentarão Nathan Vinícius, Henry Freitas e Lara Amélia.

Também está prevista para o dia 23, às 20h, a live de Petrúcio Amorim, pelo YouTube. Haverá participação de Pecinho Amorim, filho do músico. Com mais de 30 anos de carreira, o cantor caruaruense afirma que é difícil não poder subir aos palcos. “O nosso São João começa em abril, quando a gente abre nossa turnê, e só termina em agosto. E nesse anos a gente está parado. É necessário, porque essas são as recomendações médicas, mas é muito triste ficar em casa num período em que sempre trabalhei ao longo de tantos anos”, lamenta.

Segundo o também pernambucano Maciel Melo, as lives ajudam a manter o contato com os fãs, mas não dão retorno financeiro para os forrozeiros. “O que a gente está fazendo é alimentar a imagem apenas, esperando que no próximo ano tudo volte ao normal. Mas ninguém está ganhando nada, só ajuda de custo. Estamos esperando a Lei de Emergência Cultural, que foi aprovada no Senado, ser sancionada pelo presidente. Mas do jeito como a cultura sempre esteve isolada nesse governo, acho difícil”, afirma. No próximo dia 22, o artista participará do Festival Músicas que Alimentam, que visa arrecadar doações para o Banco de Alimentos do Sesc. A live será às 21h, através dos perfis no YouTube do Sesc Pernambuco e de Maciel.

Maciel MeloMaciel Melo se apresentará em projeto do Sesc (Foto: André Rêgo Barros/PCR/Divulgação)

Outros nomes populares nas festas juninas também preparam apresentações online. A cantora Cristina Amaral fará uma transmissão nesta sexta-feira, Dia de Santo Antônio, ao lado do irmão, César Amaral. A "Bodega dos Amaral" começa às 15h, no YouTube da cantora. O cantor Flávio Leandro fará shows virtuais neste domingo, às 16h, no Festival Músicas que Alimentam, e no dia 27, também às 16h. Já o cearense Alcymar Monteiro marcou o seu “Arralaive do Alcymar” para o dia 23, às 20h.

Cidades

Com programações juninas virtuais, algumas cidades nordestinas já divulgaram suas atrações. Em Campina Grande, na Paraíba, Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró, Batista Lima e Cavalo de Pau farão apresentações nos dias 23, 24 e 27. Já em Salgueiro, Pernambuco, as transmissões ocorrem de 20 a 23 de junho. Ciel Rodrigues, Flávio Leandro e Limão com Mel estão entre os convidados. Recife também fará uma programação online, mas as atrações ainda serão anunciadas. No caso de Caruaru, Petrolina, Arcoverde e outras cidades onde o festejo é tradicional, não haverá transmissão de lives pelas prefeituras. 

Veja também

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter