Cultura+

Fotografia sobre manifestação no Sudão ganha prêmio mundial

O registro de um jovem iluminado por celulares enquanto recita poemas em uma manifestação por governo civil, no Sudão, é a fotografia do ano pelo júri do Word Press Photo

"Straight Voice" eleita a melhor foto do mundo"Straight Voice" eleita a melhor foto do mundo - Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

O registro de um jovem iluminado por celulares enquanto recita poemas em uma manifestação por governo civil, no Sudão, é a fotografia do ano pelo júri do Word Press Photo. A imagem "Straight Voice" foi captada pelo fotógrafo japonês Yasuyohi Chiba, da Agência France-Presse. A foto também ganhou a categoria "General News - Singles".

O prêmio é fruto de um trabalho árduo do fotógrafo. Ele estudou fotografia e holografia em Tóquio, no Japão. Começou a carreira no jornal Asahi Shibm e a partir disso se tornou freelance no Quênia, em 2007,para cobrir a onda de violência após as eleições no país. Ele também trabalhou no Brasil, quando foi contratado pela agência francesa em São Paulo. Desde 2016, ele está baseado em Nairóbi.

Autor da fotografia

Autor da fotografia - Crédito: Foto: Divulgação

Chiba ressaltou a importância do prêmio para a fotografia. “Este é o prémio de maior prestígio no mundo do fotojornalismo profissional. Estou encantado por estar entre os fotógrafos premiados. Estou também muito satisfeito por apoiar o povo sudanês na sua luta pela verdadeira democracia. A imagem expressa a paixão e entusiasmo dos manifestantes", afirmou.

Além disso, falou como foi a experiência de fotografar em meio à manifestação. "Senti-me como se eu fosse um deles. Testemunhei a vontade inabalável do povo, que não podia ser extinguida pela violência. Fico feliz por ter estado ali nesse dia, porque foi um golpe de sorte. Esta fotografia é o resultado do trabalho de toda a nossa equipe. O Sudão é um lugar difícil de cobrir e, sem a ajuda do escritório local da AFP, eu não poderia ter feito este trabalho”, completou.




 

Veja também

Banda Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito
Cultura

Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''
BBB 24

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''

Newsletter