Frei Miguelinho comemora Festa dos Garçons

Evento, que começa domingo, com dois dias de duração, celebra a cultura da profissão e acontece no centro da cidade, no Agreste do Estado

GarçomGarçom - Foto: Reprodução/Pixabay

A tradicional Festa dos Garçons, em Frei Miguelinho, vai chegar à sua 22ª edição. O evento, que começa domingo, com dois dias de duração, celebra a cultura da profissão e acontece no centro da cidade, no Agreste do Estado. Este ano, são esperadas mais de 8.000 pessoas para a comemoração.

No início, o evento costumava ser realizado em uma segunda-feira, dia em que os restaurantes normalmente fecham, mas agora terá eventos também no domingo. Nesse dia, será celebrada uma missa, seguida da trilha dos garçons, que percorrerá os povoados do município.

Já na segunda-feira, as atividades iniciam com o torneio de futebol dos garçons pela manhã. A programação segue com duas tradições da cidade: a feijoada, que reúne famílias de toda a cidade, e a corrida dos garçons, uma disputa divertida de velocidade e destreza, onde os competidores carregam suas bandejas por 600 metros com copos cheios. Quem chegar com a maior quantidade de líquido não derramado, ganha. O dia ainda conta com apresentações culturais, concurso de rei e rainha dos garçons e shows à noite.

Com seus pouco mais de 15 mil habitantes, o município é conhecido como a “Capital Nacional dos Garçons”, por ser o local de onde vêm grande parte dos profissionais que atuam na Região Metropolitana do Recife.

"Temos muitos garçons, não somente aqui no Recife, mas também em São Paulo, Rio de Janeiro. Até na Argentina tem garçom nativo da cidade”, conta o presidente da Associação de Garçons de Frei Miguelinho, Ronas Vicente Gomes. Ele contabiliza mais de 700 garçons da cidade espalhados por todos os lugares.

No município, o ofício é de família, e os homenageados desta edição serão os irmãos de Ronas, Roberto e Ronaldo.

Programação:

Domingo
8h - Missa dos Garçons na Matriz de São José
10h30 - Trilha dos Garçons através dos povoados do município
13h30 - Recepção dos trilheiros com apresentações acrobáticas

Segunda-feira
8h - Torneio de futebol dos garçons
11h30 - Recepção para convidados e patrocinadores
13h - Tradicional Feijoada dos Garçons
16h30 - Abertura do evento na Praça Pública da cidade
17h - Tradicional Corrida dos Garçons
18h - Apresentações Culturais das escolas do município
20h - Concurso Rei e Rainha dos Garçons
21h - Show com João Paulo Jr. e Banda
23h30 - Show com Lady Falcão & Banda

Veja também

Confira quem é quem em 'Gênesis', nova novela bíblica da Record
Novelas

Confira quem é quem em 'Gênesis', nova novela bíblica da Record

Álbum de filha de Beth Carvalho gentrifica funk e não mostra a que veio
Música

Álbum de filha de Beth Carvalho gentrifica funk e não mostra a que veio