Audiovisual

F(r)icções: inscrições abertas para oficina online e gratuita sobre crítica de cinema

Aulas serão ministradas pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade, com foco no cinema pernambucano e nacional

Bárbara Colen, de lilás, em 'Bacurau'Bárbara Colen, de lilás, em 'Bacurau' - Foto: Divulgação

Oficina “F(r)icções - Laboratório de Ensaios de Cinema”, com aulas ministradas pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade, está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (20), para aulas gratuitas e online.

As aulas devem focar em encontros sobre leitura, interpretação e produção de conteúdo sobre cinema, e foco para filmes brasileiros e, principalmente, pernambucanos. Interessados devem inscrever-se pelo site combomultimidia.com ou pelo formulário de inscrição disponível neste link até o dia 31 de janeiro.

O projeto disponibilizará um total de 60 vagas, sendo 20 vagas para cada módulo, reservando um percentual para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, alunos e professores da rede pública de ensino. 
 



Com recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a oficina será dividida em três módulos independentes que acontecem entre fevereiro e março, cada um com 12h de duração, trazendo linguagens variadas. 

Cada módulo trará uma abordagem diferente, apresentando princípios da linguagem cinematográfica por meio da produção de ensaios em textos, podcasts e vídeos. 

Módulos

O primeiro módulo se chama “Olhar” acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro, abordando os principais formatos de escrita sobre cinema: resenha, crítica, ensaio, entre outros. 

Nesse módulo, os participantes trabalharão com a produção de ensaios a partir da exibição de um curta-metragem, recebendo orientações e avaliações do docente.

Em sequência, o módulo “Fabular” ocorre entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Na ocasião, os alunos trabalharão na produção de podcasts sobre curtas-metragens, explorando técnicas de escrita de roteiro, gravação e edição. 

O terceiro e último módulo, “Imaginar(-se)”, acontece entre os dias 8 e 12 de março, utilizando a linguagem audiovisual. Neste módulo, os participantes irão criar um vídeo-ensaio com análise de cenas de um longa-metragem. Todas as turmas terão aulas no horário das 19h às 21h. 

Ao final das oficinas, todos os materiais produzidos serão publicados na revista digital F(r)icções(friccoes.com). Esta encontra-se em estágio de produção e também vem sendo desenvolvida com recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Veja também

Lumena recebe 61,31% dos votos e tem jornada interrompida no BBB 21
BBB 21

Lumena recebe 61,31% dos votos e tem jornada interrompida no BBB 21

Familiares autorizam holograma e voz artificial de Dinho dos Mamonas Assassinas
MAMONAS ASSASSINAS

Familiares autorizam holograma e voz artificial de Dinho