Literatura

Fundação Gilberto Freyre recebe premiação do Concurso Internacional de Ensaios

Na ocasião, será lançado o livro da pesquisadora pernambucana Cibele Barbosa, que venceu a primeira edição do prêmio

Cibele Barbosa e Ulisses do Valle foram os vencedores do concurso Cibele Barbosa e Ulisses do Valle foram os vencedores do concurso  - Foto: Divulgação

A cerimônia de premiação do Concurso Internacional de Ensaios - Prêmio Gilberto Freyre, promovido pela Fundação Gilberto Freyre (FGF) e a Global Editora, ocorre no dia 28 de junho, na sede da FGF, no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife, às 17h. 

O pesquisador Ulisses do Valle, de Goiás, foi o vencedor da segunda edição do concurso, que é realizado a cada dois anos. Seu ensaio premiado, “Fachadas e estigmas: a modernização da sociedade brasileira à luz de Gilberto Freyre”, aborda o olhar do escritor e sociólogo autor de “Casa-grande & Senzala” a respeito da modernização do povo brasileiro.  

Durante o evento de premiação, também será lançado o livro “Escrita histórica e geopolítica da raça: a recepção de Gilberto Freyre na França”, da pernambucana Cibele Barbosa, vencedora da primeira edição do concurso. 
 

A obra de Cibele é fruto de uma pesquisa dedicada a analisar a circulação e a recepção da obra de Freyre na França, em particular, e de modo geral na Europa, no período em que os livros “Casa-Grande & Senzala” e “Nordeste” foram traduzidos para o francês. 

Veja também

Samuel de Assis é eliminado na 'Dança dos Famosos'
DOMINGÃO

Samuel de Assis é eliminado na 'Dança dos Famosos'

Com saída de Eliana, Celso Portiolli é escolhido para comandar SBT aos domingos
MUDANÇAS

Com saída de Eliana, Celso Portiolli é escolhido para comandar SBT aos domingos

Newsletter