Cultura+

Fundaj homenageará centenário de Clarice Lispector em feira literária virtual

O evento promoverá palestras, debates, entrevistas, recitais, filmes e programas de rádio e TV durante 18 horas seguidas

Programação da manhãProgramação da manhã - Foto: Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) celebrará o Dia Internacional do Livro, no dia 23 de abril, com a Festa Digital do Livro. Com uma homenagem a escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos em 2020, o evento promoverá palestras, debates, entrevistas, recitais, filmes e programas de rádio e TV durante 18 horas seguidas. Segundo a Fundaj, o tempo de duração do festival é inspirado na obra Ulisses (1922), do escritor irlandês James Joyce, o qual é referência de Lispector. A festa começa às 6h e vai até a meia-noite, no endereço flidfundaj.com.br.

A jornalista e escritora Clarice Lispector recebe as homenagens pelo centenário, que seria completado em dezembro deste ano. A ucraniana, que foi naturalizada brasileira, é um dos nomes importantes da literatura do século passado. Sendo considerada a maior escritora judia desde Franz Kafka, a ucraniana também vai ter as discussões centradas na cultura judaica durante o festival. “Nada melhor no Dia Internacional do Livro que uma homenagem a mais internacional das escritoras brasileiras”, aponta o presidente da Fundação e escritor, Antônio Campos.

Participarão na feira online personalidade, como escritores, professores, artistas, jornalistas e articuladores culturais nacionais e internacionais. A literatura entrará em debate através de discussões sobre obras, escritas, história e formatos físicos e digitais dos livros. “A Dimeca entende que o projeto de um festival 100% digital, neste momento, justifica-se por si só. É nossa missão realizar ações digitais que continuem a atender aos interesses da população”, explica o gestor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), o escritor e jornalista Mario Helio Gomes.

Concurso

Além dos debates, o evento promoverá o concurso “Claricem Palavras”, em que participantes produzirão comentários sobre a vida e obra da escritora em até 100 palavras. O texto deve ser enviado até este sábado para o e-mail [email protected]. Os primeiros colocados ganham 100, 50 e 30 entradas, respectivos às suas colocações, para os cinemas da Fundaj.

Já o vencedor do “Claricem Imagens” ganhará a fotobiografia “Clarice: uma vida que se conta”. Os participantes devem produzir foto-legendas para concorrer ao prêmio. Os resultados saem no dia do evento.

Confira a programação completa: 


Veja também

Beijo em 10 homens, ficar nua e mais: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram
CELEBRIDADES

Beijo em 10 homens, ficar nua e mais: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram

Bienal do Livro de São Paulo anuncia curadores para nove espaços de debates
BIENAL

Bienal do Livro de São Paulo anuncia curadores para nove espaços de debates

Newsletter