Cultura

Fundaj lança programação em homenagem ao Carnaval

Programação especial de carnaval da Fundação Joaquim Nabuco inclui lançamento de plataforma multimídia, filmes com temática carnavalesca, lançamentos de livro e songbook e a 2ª edição do Concurso Nordestino do Frevo

Coletiva de anúncio da programação especial de carnaval da FundajColetiva de anúncio da programação especial de carnaval da Fundaj - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Para marcar a passagem do Carnaval, mesmo com o cancelamento da festa presencial em Pernambuco em razão da pandemia, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), anunciou uma programação especial com lançamentos de e-book, songbook, fimes com temática carnavalesca, projeção de imagens em video mapping, além do lançamento da 2ª edição do Concurso Nordestino de Frevo, que terá Chico Science e Getúlio Cavalcanti como homenageados.  

"Nós não temos as ruas nesse ano, mas nós temos as redes sociais para nos pronunciar. Foi pensando nisso que a Fundação Joaquim Nabuco fez uma plataforma multimídia homenageando Olinda e seu melhor Carnaval do mundo, que se irmana com Recife, homenageando Getúlio Cavalcanti e também o inesquecível Chico Science", disse o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Plataforma multimídia
A cidade patrimônio ganhará destaque na plataforma multimídia “Oh, linda festa de Carnaval”, que irá ao ar a partir de amanhã. Neste site, serão apresentados recortes de jornais de diversos períodos, ilustrações, músicas e conteúdo audiovisual que convidam a mergulhar na história do Carnaval. Além da edição digital com os perfis de todos os vencedores do Concurso Nordestino do Frevo e as partituras das músicas premiadas, há informações históricas, e informações sobre os homenageados.

O conteúdo também aponta para relações do Carnaval com a Semana de Arte Moderna de 1922, que teve seu centenário comemorado neste ano. "Todas essas palavras e imagens, tudo isso é para dizer o que nós esperamos do Carnaval, que é uma festa do corpo, uma festa física que não combina bem com o modelo virtual, pois exige o contato físico, é um encontro de corpos ou o encontro do corpo com o ar  e não uma festa abstrata", refletiu Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj. 


Frevo, lançamentos e homenageados
No último ano, a Fundaj lançou o 1º Concurso Nordestino do Frevo. O certame envolveu compositores dos nove estados que compõem a região e injetou R$ 92 mil, distribuídos em 12 categorias. Os vencedores de frevos canção, de rua, de bloco e o hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo tiveram suas histórias registradas em um livro, publicado pela Editora Massangana. A publicação estará disponível em primeira mão no site, acompanhado de um songbook das canções premiadas. 

A segunda do Concurso acaba de ser anunciada e presta homenagem a Chico Science (1966-1997), símbolo do movimento manguebeat, e ao camutanguese radicado na Cidade Alta Getúlio Cavalcanti, compositor com mais frevos de blocos gravados e autor do clássico "Último Regresso". "Esse compromisso de reeditar o Concurso de Frevo é algo muito importante para a Fundaj e que ficou marcado no calendário cultural pernambucano", afirmou Antônio Campos.

Sem ganhar as ladeiras neste ano, o Carnaval de Olinda assume a fachada do Museu do Homem do Nordeste. Será uma experiência visual  com diversos registros do acervo da Instituição projetados em uma videoinstalação inédita, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, respectivamente, o sábado de Zé Pereira e a terça-feira de Carnaval, sempre das 18h às 22h.conta com produção da Massangana Audiovisual e autoria de Gabriel Furtado. 

Video Mapping no Museu
Sem ganhar as ladeiras neste ano, o Carnaval de Olinda assume a fachada do Museu do Homem do Nordeste. A experiência visual conta com produção da Massangana Audiovisual e autoria de Gabriel Furtado. A homenagem a Olinda com diversos registros do acervo da Instituição será projetadas em uma videoinstalação inédita, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, respectivamente o sábado de Zé Pereira e a terça-feira de Carnaval, sempre das 18h às 22h.

Carnaval nos Cinemas
A partir desta sexta-feira (25), o Cinema da Fundação, nas suas unidades do Museu, Derby e Porto contam com filmes plurais que giram em torno do Carnaval e de seus elementos. São quatro longas pernambucanos, lançados entre 2014 e 2021, dirigido por importantes nomes do cinema local, como Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Dea Ferraz e Tiago Melo, que exploram os elementos culturais da festa de Momo sob a ótica do suspense, documentário e do melodrama.


 

Programação

Filme: "7 corações", de Dea Ferraz
Sexta-feira 25/02, às 15h, no Porto
Sábado 26/02, às 15h, no Museu
Domingo 27/02, às 17h20, no Derby

Filme: "Fim de Festa", de Hilton Lacerda
Sexta-feira 25/02, às 15h10, no Derby
Domingo 27/02, às 17h50, no Porto
Terça-feira 01/03,  19h40, no Museu

Filme: "Azougue Nazaré", de Tiago Melo
Sexta-feira 25/02, às 17h30, no Museu
Terça-feira 01/03, às 15h, no Derby
Terça-feira 01/03, 15h, no Porto

Filme: "Estou me guardando para quando o carnaval chegar", de Marcelo Gomes
Sábado 26/02, às 17h20, no Porto
Sábado 26/02, às 18h, no Derby
Domingo 27/02, às 14h10, no Museu

Endereços:
Cinema da Fundação (Derby) - Rua Henrique Dias, 609, Derby
Museu do Homem do Nordeste - Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
Cinema do Porto - Cais do Apolo, 222, 16º andar, Bairro do Recife

Outras informações:
Site do Cinema da Fundação
Site da Fundação Joaquim Nabuco

Instagram da Fundação Joaquim Nabuco

Veja também

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça
BBB 24

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"
BBB 24

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"