A-A+

Fundaj promove programação especial de Carnaval

As atividades são gratuitas e ocorrem neste fim de semana

Fundação Joaquim NabucoFundação Joaquim Nabuco - Foto: Divulgação

Para homenagear um dos principais blocos da Zona Norte do Recife, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança, no próximo sábado (15), às 9h, a exposição “Segurando o Talo por uma sociologia da alegria”. A mostra contará com instalação na Sala Mauro Mota, localizada no Campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte, e ficará aberta ao público a partir do domingo (16).

O público poderá conferir a evolução da indumentária utilizada pela troça ao longo dos anos. Além das camisetas da Troça Carnavalesca Mista Turma da Jaqueira Segurando o Talo, os manequins mascarados vestirão o abadá de outras agremiações de bairros como Alto de Santa Isabel e Vasco da Gama. A abertura, que acontece no sábado (15), será restrita a convidados e contará com apresentações da Orquestra Arrecifes Frevo, passistas e caboclinhos.

Leia também:
Coleção sobre Delmiro Gouveia enriquece acervo da Fundaj
Linha gratuita de VLT levará foliões ao Galo da Madrugada
Blocos de Carnaval homenageiam artistas internacionais

Ainda no sábado (15), o Campus Casa Forte da Fundaj vai receber a troça ‘Turma da Jaqueira Segurando o Talo’. A concentração do bloco será às 10h e a saída está marcada para as 12h. A troça contará com a participação dos blocos líricos Eu Quero Mais, Confetes e Serpentinas e Cordas e Retalhos e as osquestras Aurora Frevo Orquestra, Evoé e Arrecifes Frevo Orquestra, além dos maracatus rurais Piaba de Ouro e Cruzeiro do Forte.

Os foliões do bloco também serão animados por seis trios elétricos, que contarão com apresentações de André Marreta, Beleza Pura, Silvana Salazar, Camelô, Eduardo Moreno e a Farra das Poderosas, Malu Marinho, Márcia Lima, Marquinhos Balada e Bel Marcos. Em 2020, A Turma da Jaqueira homenageia o líder comunitário Walber Santos, a ex-dirigente da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) Olímpia Falcão e o bloco Nós sofre mas nós goza.

Já no domingo (16) é dia da criançada aproveitar o projeto Domingo dos Pequenos, no campus da Fundaj Casa Forte, Zona Norte do Recife. A programação tem início às 9h e contará com quatro oficinas com temáticas de carnaval, karaokê, venda de produtos infantis e produtos comestíveis. As oficinas são gratuitas, com 20 vagas cada, as inscrições podem ser feitas no local do evento das 9h às 9h40.

Além das oficinas, outros atrativos são o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), a Galeria Waldemar Valente e a Sala Mauro Mota, espaços que estarão abertos para visitação do público.

Antes da realização das atividades no Campus da Fundaj, o bloco carnavalesco "Segurando o Talinho" vai animar a comunidade Beira-Rio, em Apipucos, na Rua Aliança. A concentração da troça começa às 8h30. Após a folia, as crianças serão levadas para o campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte.

A troça da La Ursa com orquestra de frevo fecha a programação da segunda edição do Domingo dos Pequenos de 2020. O agito começa às 11h e termina por volta das 12h.

Veja também

Popular rapper sueco é assassinado em Estocolmo
Assassinato

Popular rapper sueco é assassinado em Estocolmo

Diretor ferido após tiro disparado por Alec Baldwin deixou hospital, diz atriz
Acidente

Diretor ferido após tiro disparado por Alec Baldwin deixou hospital, diz atriz