Futebol feminino é tema de exposição

Mostra "Contra-Ataque" tem abertura nesta segunda (28) e seguirá até o dia 8 de novembro

Exposição "Contra-Ataque"Exposição "Contra-Ataque" - Foto: Nathália Cavalcante/ Exposição


“Lugar de mulher é onde ela quiser.” O slogan foi a inspiração para a turma 85/2019 de fotografia do Senac Pernambuco encerrar a passagem na instituição. A partir de três olhares, o futebol feminino na Capital pernambucana é retratado na exposição "Contra-Ataque", que tem evento de abertura nesta segunda (28), das 17h às 20h, na cafeteria Mon Cher, no bairro de Santo Amaro. A mostra reúne 24 fotografias que retratam o atual momento do futebol feminino na região. A exposição segue até o dia 8 de novembro, no mesmo local.

Leia também:
Exposição fotográfica exalta beleza das 'plus size'
Alceu Valença vira tema de exposição


As imagens foram produzidas a partir da rotina de treinos das meninas do Compaz Ariano Suassuna, e de jogadoras do Sport Clube do Recife e do Íbis Sport Clube, com orientação do professor Elvio Luiz. Em conversa com a Folha de Pernambuco, o orientador falou como surgiu o projeto. "Isso surgiu a partir da metodologia que usamos no Senac. É uma forma de trabalho de conclusão que aconteceu em meio de debates entre a turma. Vivemos no País do futebol e queríamos entender esse espaço. A fotografia é uma ponte para dar voz sobre o futebol feminino. Foi um trabalho muito sensível e poético", enfatizou.


Day Petrelli, Julliane Salvino, Juliedson Angelo, Luciana Morosini, Márcia Costa, Mário Luiz, Marta Tavares, Nathalia Cavalcante, Rafael Albuquerque, Theo Malta, Túlio Assis e Victor Silva são os fotógrafos da exposição. Mulher, arquiteta, surfista, e agora fotógrafa, Márcia Costa explicou como foi o primeiro contato com as jogadoras. "Foi incrível. Uma troca maravilhosa. As meninas nos receberam super bem, sempre sorrindo, brincando e sendo elas mesmas. E, além de ser arquiteta e agora fotógrafa, também sou surfista e amante dos esportes de uma maneira geral. Quando nosso instrutor sugeriu esse tema, dentre outros, esse de fato logo me encantou. Foi maravilhoso poder participar um pouco do empenho e dedicação delas, elas têm muito amor pelo esporte que escolheram. Enquanto as observava, tentei enxergar e registrar todo o sentimento e energia que elas colocam nos treinos e nos momentos de descontração quando estão juntas. Elas são guerreiras", afirmou.


Serviço:
Exposição de fotografias "Contra-Ataque"
Abertura: 28 de outubro
Onde: Cafeteria Mon Cher (R. Afonso Pena, 96, Santo Amaro, Recife)
Horário: 17h
Gratuito

Veja também

Juliette ficou quatro horas a mais que Fiuk cumprindo castigo do Monstro
BBB 21

Juliette ficou quatro horas a mais que Fiuk cumprindo castigo do Monstro

'Nomadland' leva principais prêmios do Critics' Choice Awards
Cinema

'Nomadland' leva principais prêmios do Critics' Choice Awards